Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MEI inadimplente pode perder CNPJ a partir do próximo mês

21 agosto 2021 - 10h00Redação

Os Microempreendedores Individuais (MEI) têm até o dia 31 de agosto para regularizar sua situação junto à Receita Federal e evitar inscrição na dívida ativa. Segundo o último levantamento recebido pelo Sebrae da Receita Federal, em junho deste ano, 173.659 empresários sul-mato-grossenses eram adeptos do Simples Nacional, sendo que 81.095 estava com o pagamento em dia. Deste total, 53,30% estavam inadimplentes, ou seja, mais da metade. 
 
"Todo MEI que tem uma dívida e deixou de pagar os boletos, agora a Receita Federal, a partir do dia 31 desse mês, vai começar a incluir esse MEI na dívida ativa. O que é o agravante agora, se ele cair nessa dívida, ele poderá ser desenquadrado do Simples Nacional" afirma o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira. 
 
O Simples Nacional é um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas, criado em 2006 para reduzir a burocracia e os impostos pagos pelos pequenos negócios. Ele unifica oito tributos em um só boleto – IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP).   
 
Carlos reforça, ainda, que o empreendedor que não regularizar sua situação junto à Receita Federal correrá o risco de perder todos os benefícios que já possui, “o MEI pode ser desenquadrado do Simples Nacional, tendo extintos seus benefícios como isenção de taxas e tributos”. 
 
Para quitação das dívidas, é necessário acessar o portal do Governo Federal (www.gov.br/MEI), onde é gerado o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O valor da dívida pode ser parcelado e o próprio portal disponibiliza o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas. A partir disso, os juros deixam de ser gerados, desde que a primeira das parcelas seja paga até a data de seu vencimento.   
 
Também é possível fazer o procedimento por aplicativos, mas o portal fornece informações mais completas. Neste ponto, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, orienta os empreendedores a terem cuidado com fraudes e buscar pelos canais oficiais, seja no site ou aplicativo. “Cuidado com a pesquisa na internet e nos aplicativos, porque existem aplicativos que não são do governo e podem gerar problemas”, pontuou. 
 
Caso o MEI não regularize sua situação até a data limite, o que possivelmente acarretará na perda do CNPJ, as dívidas ainda existirão, sendo corrigidas por meio de multas e juros, aumentando ainda mais seu valor. Quem possui pendência com a Previdência Social é cobrado na Justiça e tem que pagar pelo menos 20% a mais sobre o valor da dívida para cobrir os gastos da União com o processo. Mais informações aos empreendedores pelo 0800 570 0800. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo