Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Médicos cubanos deixam de atender em dez postos de Corumbá

22 novembro 2018 - 07h36Campo Grande News

Dez médicos cubanos deixaram de atender pacientes nesta quarta-feira (21) em dez unidades de saúde em que cumpriam expediente na cidade de Corumbá, que fica a 419 quilômetros de Campo Grande.

A paralisação é devido ao comunicado do governo cubano, divulgado no último dia 14, informando que o país iria deixar de participar do programa Mais Médicos, implicando na saída de mais de 8 mil profissionais estrangeiros do programam em todo o país.

A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) confirmou, oficialmente , nesta quarta-feira (14) que os profissionais começarão a deixar o Brasil esta quinta-feira,22,. Mas em Corumbá, ao menos por enquanto, os profissionais ainda permanecem na cidade, conforme a Secretaria Municipal de Saúde local, só que a paralisação dos profissionais já gera transtornos e exigiu reforço de médicos nas unidades em que eles atendiam.

“Transtornos ocorrem por que atrasa o atendimento, os pacientes reclamam ainda mais da espera, mas por enquanto os outros médicos estão trabalhando em serviço de jornada. Revezando meio período entre uma unidade e outra”, conta o secretário municipal da saúde, Rogério dos Santos Leite.

Apesar da situação, Leite afirma que não houveram maiores tumultos no atendimento, durante o dia. “Nem os outros municípios ou o próprio Ministério da Saúde, nos deu uma solução imediata para a situação, mas de uma forma ou de outra, totalmente sem atendimento os pacientes não irão ficar”, conclui.

Reforço – Na última segunda-feira (19) o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes convocou 27 profissionais, de nível médio e superior, aprovados em concurso público do município para reforçar o quadro efetivo da Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre eles estão dois médicos especialistas (um em patologia e outro em ultrassonografia). A posse, no entanto, só será realizada no dia 18 de dezembro.

Em MS – Com a saída dos profissionais cubanos do programa Programa Mais Médicos, serão disponibilizadas 115 vagas para médicos em Mato Grosso do Sul. Desse total 104 serão encaminhados para os municípios do Estado e 11 para os DSEI´s (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). Para suprir o déficit o Ministério da Saúde divulgou ontem (20) o primeiro edital para a convocação de profissionais que vão substituir os cubanos no programa.

Poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. Os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

O país, são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Diseis, que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Saída – O anúncio de Cuba no programa foi feita Na última quarta-feira (14). Em nota, o governo cubano anuncioou a interrupção da cooperação técnica com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) que permite o envio de médicos para o Brasil.

O comunicado cita "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) à presença dos médicos cubanos no Brasil.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército