Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Médico lança “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador"

15 junho 2018 - 10h17Kamilla Marques

Com apoio do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, o médico especialista René Mendes, que é professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, lança, na próxima quarta-feira (20/06), às 18h30, no auditório do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Estado), em Campo Grande (MS), o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador - Conceitos, Definições, História e Cultura”. Além disso, ele fará a palestra “A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens”.

“Esse evento é de grande importância, pois marca o lançamento do livro do professor René Mendes em Mato Grosso do Sul, que hoje é o maior autor de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Nós não temos à disposição uma vasta literatura que seja aplicada à realidade do País, então a obra será muito relevante para o desenvolvimento dos profissionais da área e poderá elucidar muitos aspectos sobre o tema”, destacou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Adriana Sato, que também é médica do trabalho.

Dicionário 

O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital. “A obra é considerada única no gênero, se levarmos em conta a temática, qualidade e quantidade dos autores e autoras”, informou o autor René Mendes.

Ele completa que o dicionário enfoca as grandes questões das relações entre o trabalho e a saúde, atualmente marcadas por uma deterioração dos ambientes e condições de trabalho, de um lado, e pela complexidade dos impactos sobre a saúde dos trabalhadores, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, do outro.

“O dicionário é direcionado a profissionais de saúde e segurança no trabalho, de gestão de pessoas, consultores, administradores, gestores e especialistas em engenharia de produção, operadores do direito do trabalho, lideranças, dirigentes e assessorias sindicais de trabalhadores, gestores de saúde do trabalhador do SUS (Sistema Único de Saúde), cientistas sociais, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, entre outras áreas”, reforçou o médico.

Certificação

Ao final da palestra, será oferecido um coquetel para os presentes e os participantes receberão certificados desde que estejam previamente inscritos, sem qualquer custo, no link http://goo.gl/4EhKnT. As vagas são limitadas, por isso, é importante inscrever-se o quanto antes, recomendam os professores da comissão organizadora do evento, Alessandra Laudelino Neto, Liliana Guimarães e Fernando Faleiros.

O evento conta, ainda, com apoio de diversas outras entidades de Mato Grosso do Sul ligadas ao trabalho, como o TRT/MS, MPT/MS (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Campo Grande), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo) e Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHEGARAM AS DOSES
Corumbá e Ladário recebem doses da vacina contra a Covid-19
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa home ferido no bairro Dom Bosco
POLICIAL
PM de Corumbá detém casal por violência doméstica no bairro dom Bosco
EDUCAÇÃO
Candidatos com sintomas de covid podem pedir reaplicação do Enem
ECONOMIA
Caixa paga abono salarial para nascidos em janeiro e fevereiro
SAÚDE
Especialistas explicam funcionamento e eficácia das vacinas virais no organismo
Agronegócios
Valor da produção agropecuária de Mato Grosso do Sul chega ao recorde de R$ 70,9 bilhões
TEMPO
Tempo chuvoso e fresco continua nesta terça-feira
VACINA
Momento histórico: Governo do Estado realiza primeira vacinação contra a Covid-19
GERAL
PF de MS recebe 23 viaturas e recebe 29 novos policiais federais

Mais Lidas

GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego