Menu
sexta, 16 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Médico lança “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador"

15 junho 2018 - 10h17Kamilla Marques

Com apoio do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, o médico especialista René Mendes, que é professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, lança, na próxima quarta-feira (20/06), às 18h30, no auditório do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Estado), em Campo Grande (MS), o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador - Conceitos, Definições, História e Cultura”. Além disso, ele fará a palestra “A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens”.

“Esse evento é de grande importância, pois marca o lançamento do livro do professor René Mendes em Mato Grosso do Sul, que hoje é o maior autor de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Nós não temos à disposição uma vasta literatura que seja aplicada à realidade do País, então a obra será muito relevante para o desenvolvimento dos profissionais da área e poderá elucidar muitos aspectos sobre o tema”, destacou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Adriana Sato, que também é médica do trabalho.

Dicionário 

O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital. “A obra é considerada única no gênero, se levarmos em conta a temática, qualidade e quantidade dos autores e autoras”, informou o autor René Mendes.

Ele completa que o dicionário enfoca as grandes questões das relações entre o trabalho e a saúde, atualmente marcadas por uma deterioração dos ambientes e condições de trabalho, de um lado, e pela complexidade dos impactos sobre a saúde dos trabalhadores, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, do outro.

“O dicionário é direcionado a profissionais de saúde e segurança no trabalho, de gestão de pessoas, consultores, administradores, gestores e especialistas em engenharia de produção, operadores do direito do trabalho, lideranças, dirigentes e assessorias sindicais de trabalhadores, gestores de saúde do trabalhador do SUS (Sistema Único de Saúde), cientistas sociais, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, entre outras áreas”, reforçou o médico.

Certificação

Ao final da palestra, será oferecido um coquetel para os presentes e os participantes receberão certificados desde que estejam previamente inscritos, sem qualquer custo, no link http://goo.gl/4EhKnT. As vagas são limitadas, por isso, é importante inscrever-se o quanto antes, recomendam os professores da comissão organizadora do evento, Alessandra Laudelino Neto, Liliana Guimarães e Fernando Faleiros.

O evento conta, ainda, com apoio de diversas outras entidades de Mato Grosso do Sul ligadas ao trabalho, como o TRT/MS, MPT/MS (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Campo Grande), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo) e Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

ATROPELAMENTO
Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido
GERAL
Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
GERAL
Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite
CRIME AMBIENTAL
Homem que transportaria plantas em extinção para a Bolívia é preso