Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Médico lança “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador"

15 junho 2018 - 10h17Kamilla Marques

Com apoio do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, o médico especialista René Mendes, que é professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, lança, na próxima quarta-feira (20/06), às 18h30, no auditório do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Estado), em Campo Grande (MS), o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador - Conceitos, Definições, História e Cultura”. Além disso, ele fará a palestra “A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens”.

“Esse evento é de grande importância, pois marca o lançamento do livro do professor René Mendes em Mato Grosso do Sul, que hoje é o maior autor de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Nós não temos à disposição uma vasta literatura que seja aplicada à realidade do País, então a obra será muito relevante para o desenvolvimento dos profissionais da área e poderá elucidar muitos aspectos sobre o tema”, destacou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Adriana Sato, que também é médica do trabalho.

Dicionário 

O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital. “A obra é considerada única no gênero, se levarmos em conta a temática, qualidade e quantidade dos autores e autoras”, informou o autor René Mendes.

Ele completa que o dicionário enfoca as grandes questões das relações entre o trabalho e a saúde, atualmente marcadas por uma deterioração dos ambientes e condições de trabalho, de um lado, e pela complexidade dos impactos sobre a saúde dos trabalhadores, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, do outro.

“O dicionário é direcionado a profissionais de saúde e segurança no trabalho, de gestão de pessoas, consultores, administradores, gestores e especialistas em engenharia de produção, operadores do direito do trabalho, lideranças, dirigentes e assessorias sindicais de trabalhadores, gestores de saúde do trabalhador do SUS (Sistema Único de Saúde), cientistas sociais, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, entre outras áreas”, reforçou o médico.

Certificação

Ao final da palestra, será oferecido um coquetel para os presentes e os participantes receberão certificados desde que estejam previamente inscritos, sem qualquer custo, no link http://goo.gl/4EhKnT. As vagas são limitadas, por isso, é importante inscrever-se o quanto antes, recomendam os professores da comissão organizadora do evento, Alessandra Laudelino Neto, Liliana Guimarães e Fernando Faleiros.

O evento conta, ainda, com apoio de diversas outras entidades de Mato Grosso do Sul ligadas ao trabalho, como o TRT/MS, MPT/MS (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Campo Grande), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo) e Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19