Menu
sexta, 18 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Médico admite falta de leito e agravante do Covid em Corumbá

02 junho 2021 - 13h21Mariana Conte

O médico Manuel João Oliveira que está na linha de frente da Covid-19 há mais de um ano, admite que Corumbá vive o pior surto da doença.

Manuel João explicou que já não há mais leitos disponíveis e que tem entubado pacientes sem comorbidades e com as duas doses da vacina .

Ele salientou a importância do isolamento social e admitiu as mudanças na cepa que se tornaram muito mais letais. O médico teme a falta de condições hospitalares e também da mão de obra humana, pois muitos profissionais estão deixando o hospital com medo de contrair o vírus.

A situação se tornou mais alarmante quando foi entubado um médico jovem que havia tomado as duas doses da Coronavac. “ Temos uma cepa nova circulando e as pessoas ignorando . Convivo com a morte, o choro e a dor diariamente. É assustador”, disse o médico que assumiu o setor de Covid desde 2020.  “Estamos tratando pacientes de outras cidades. É preciso tomar consciência e procurar ajuda no começo da doença, pois geralmente quando chegam no hospital já estão com 10 dias de infecção”, completou.

A administração do hospital de Corumbá está criando mais 10 leitos mas frisa que a população precisa se conscientizar, pois a equipe médica que está a frente trabalhando está cansada de batalhar contra o vírus e a maior parte da população não fazendo a sua parte. “Pois o problema não é só a doença em si, mas também as várias sequelas que ela deixa”, ressaltou o médico.

Segundo Manoel João até dez dias atrás o hospital tinha montado uma estrutura com 60 leitos apenas para a Covid. “E nunca tínhamos visto lotar e dentro desses dez dias começou a encher e ter fila no Pronto Socorro e na Unidade de Pronto Atendimento.

Durante a live da Secretaria de Saúde do Estado (SES) desta quarta-feira (2), o secretário Geraldo Resende anunciou que Mato Grosso do Sul terá que buscar ajuda de outros Estados com leitos de UTI. O primeiro paciente já saiu de Bonito para Porto Velho hoje cedo, segundo Resende. Em um gesto de reciprocidade, o Estado de Rondônia disponibilizou 10 leitos de UTI para pacientes de Mato Grosso do Sul.

“Aceitamos a oferta de Rondônia e vamos aceitar também a ajuda humanitária que nos foi oferecida pelo Estado do Espírito Santo”, revelou o secretário, ressaltando quadro dramático que estamos vivendo. “Estamos batendo recordes de contaminação e mortes no País”, disse, chamando a atenção para a falta de colaboração dos cidadãos e cidadãs.

“Parece que houve um desapego à vida, tamanho descaso com as regras sanitárias mais básicas”, desabafou. Com taxa de contágio em 1,12, mais 2.176 sul-mato-grossenses foram contaminados pela coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES, desta quarta-feira (2). Outros 1.712 testes se encontram em análise no Lacen e 11.506 casos ainda não foram encerrados nos sistemas dos municípios.

O total de casos em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia passou para 294.853 e a média móvel de hoje que está batendo novo recorde é de 1.895. Estão recuperados 264.466 pacientes.

Mais 50 mortes foram registradas em 24 municípios, elevando a média móvel para 49,3.

A secretária-adjunta Christine Maymone chamou a atenção para o feriado e as reuniões de família. “Antes de aceitar o convite para festa de aniversário, lembre-se do número de pessoas que estão na fila de espera por um leito em hospital”, destacou.

Confiram abaixo o áudio do médico Manoel João:

Mariana Conte · WhatsApp Audio 2021 - 06 - 02 At 12.00.22

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

POLICIAL
PM de Corumbá prende autores de roubo logo após o crime no Popular Nova
GERAL
Empresa irregular junto a ANTT monta guichê na rodoviária de Corumbá
POLICIAL
PM de Corumbá durante rondas recupera veículo furtado na área central
POLICIAL
Homem é preso por perturbação da tranquilidade no Cristo