Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Médico admite falta de leito e agravante do Covid em Corumbá

02 junho 2021 - 13h21Mariana Conte

O médico Manuel João Oliveira que está na linha de frente da Covid-19 há mais de um ano, admite que Corumbá vive o pior surto da doença.

Manuel João explicou que já não há mais leitos disponíveis e que tem entubado pacientes sem comorbidades e com as duas doses da vacina .

Ele salientou a importância do isolamento social e admitiu as mudanças na cepa que se tornaram muito mais letais. O médico teme a falta de condições hospitalares e também da mão de obra humana, pois muitos profissionais estão deixando o hospital com medo de contrair o vírus.

A situação se tornou mais alarmante quando foi entubado um médico jovem que havia tomado as duas doses da Coronavac. “ Temos uma cepa nova circulando e as pessoas ignorando . Convivo com a morte, o choro e a dor diariamente. É assustador”, disse o médico que assumiu o setor de Covid desde 2020.  “Estamos tratando pacientes de outras cidades. É preciso tomar consciência e procurar ajuda no começo da doença, pois geralmente quando chegam no hospital já estão com 10 dias de infecção”, completou.

A administração do hospital de Corumbá está criando mais 10 leitos mas frisa que a população precisa se conscientizar, pois a equipe médica que está a frente trabalhando está cansada de batalhar contra o vírus e a maior parte da população não fazendo a sua parte. “Pois o problema não é só a doença em si, mas também as várias sequelas que ela deixa”, ressaltou o médico.

Segundo Manoel João até dez dias atrás o hospital tinha montado uma estrutura com 60 leitos apenas para a Covid. “E nunca tínhamos visto lotar e dentro desses dez dias começou a encher e ter fila no Pronto Socorro e na Unidade de Pronto Atendimento.

Durante a live da Secretaria de Saúde do Estado (SES) desta quarta-feira (2), o secretário Geraldo Resende anunciou que Mato Grosso do Sul terá que buscar ajuda de outros Estados com leitos de UTI. O primeiro paciente já saiu de Bonito para Porto Velho hoje cedo, segundo Resende. Em um gesto de reciprocidade, o Estado de Rondônia disponibilizou 10 leitos de UTI para pacientes de Mato Grosso do Sul.

“Aceitamos a oferta de Rondônia e vamos aceitar também a ajuda humanitária que nos foi oferecida pelo Estado do Espírito Santo”, revelou o secretário, ressaltando quadro dramático que estamos vivendo. “Estamos batendo recordes de contaminação e mortes no País”, disse, chamando a atenção para a falta de colaboração dos cidadãos e cidadãs.

“Parece que houve um desapego à vida, tamanho descaso com as regras sanitárias mais básicas”, desabafou. Com taxa de contágio em 1,12, mais 2.176 sul-mato-grossenses foram contaminados pela coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES, desta quarta-feira (2). Outros 1.712 testes se encontram em análise no Lacen e 11.506 casos ainda não foram encerrados nos sistemas dos municípios.

O total de casos em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia passou para 294.853 e a média móvel de hoje que está batendo novo recorde é de 1.895. Estão recuperados 264.466 pacientes.

Mais 50 mortes foram registradas em 24 municípios, elevando a média móvel para 49,3.

A secretária-adjunta Christine Maymone chamou a atenção para o feriado e as reuniões de família. “Antes de aceitar o convite para festa de aniversário, lembre-se do número de pessoas que estão na fila de espera por um leito em hospital”, destacou.

Confiram abaixo o áudio do médico Manoel João:

Mariana Conte · WhatsApp Audio 2021 - 06 - 02 At 12.00.22

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas