Menu
sábado, 25 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Matrículas para cursos de línguas do IFMS começam nesta quarta (28)

28 julho 2021 - 08h51Redação

Já estão disponíveis na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o resultado final e a convocação em primeira chamada para os selecionados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição.  

O documento traz a posição e a situação dos candidatos, se convocados em primeira chamada ou participantes da lista de espera, respeitando ainda a reserva de vagas entre estudantes e servidores, além daquelas destinadas ao público em geral. Também contam os procedimentos a serem seguidos para efetivação da matrícula.  

A seleção foi feita por sorteio eletrônico, no dia 20 de julho. Anteriormente, os candidatos inscritos para as turmas em andamento já haviam feito uma prova virtual de nivelamento, com o objetivo de definir em qual nível eles concorreriam no sorteio.  

Agora, os convocados devem estar atentos para os procedimentos para solicitação da matrícula on-line, a partir de quarta-feira, 28. O prazo se encerra na segunda-feira, 2.  

Solicitação de Matrícula 

Deve ser feita no Sistema de Matrícula. Caso seja o primeiro acesso, é necessário clicar na opção “ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado.  

Após a ativação, o login no sistema estará liberado. Ao acessar novamente o endereço e informar o CPF, a senha será enviada para o correio eletrônico cadastrado. O selecionado será informado sobre o tipo, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar matrícula. 

Caso alguma informação esteja incorreta, você deve enviar uma mensagem ao endereço [email protected].  

O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para matrícula. Caso ainda não tenha preenchido, haverá o redirecionado para essa etapa. Depois da validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções.  

Posteriormente, o usuário será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados: 

  • requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar obrigatoriamente o número do CPF; 
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso; 
  • documento oficial de identificação com foto; 
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos, completos ou a serem completados até 31 de dezembro deste ano; 
  • uma foto 3x4 recente; 
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, certidão de nascimento ou ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos. 

É necessário anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em "enviar comprovante" para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o mesmo foi salvo. 

Após anexar todos os arquivos, clicando em "salvar e finalizar" para encerrar o processo de solicitação. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.  

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.  

A divulgação da segunda chamada está prevista para 4 de agosto.  

FIC idiomas 

Foram abertas 340 vagas para turmas iniciantes e em andamento nos cursos de Espanhol, Inglês e Libras, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. O número de inscritos no processo seletivo foi de 2.347.  

O Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS é o responsável oferta dos cursos gratuitos, que buscam fomentar o processo de internacionalização da instituição, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.  

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Bairro Vila Mamona
Funcionários de construção amarram autor de furto e acionam PM
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Estava Foragida
Boliviana investigada por desastre da Chapecoense é mantida em Corumbá até extradição