Menu
quinta, 02 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Matrícula para graduação do IFMS pode ser feita até sexta-feira (24)

24 julho 2020 - 10h27Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última terça-feira, 21, uma retificação ao edital do processo seletivo para os cursos de graduação da instituição, com ingresso no segundo semestre nos campi Campo Grande e Corumbá. 

O prazo para a solicitação da matrícula online foi estendido até sexta-feira, 24. Com isso, outras datas do processo seletivo também sofreram alteração. 

A solicitação acontece exclusivamente pela internet e pode feita pelos candidatos “aptos a matrícula”, ou seja, classificados dentro do número de vagas ofertadas respeitando a opção ou não pelas ações afirmativas. 

Instruções – Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número de CPF. Ao fazer o login, será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula.

Caso alguma informação esteja incorreta, um e-mail deve ser encaminhado para o endereço [email protected].

Se as informações estiverem corretas, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. Como o preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento.

Após a validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior.

Posteriormente, na página de upload é precisa enviar toda a documentação necessária, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo. 

Documentação: Para a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF;
  • Carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Para candidatos não cotistas (ampla concorrência) – Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Para candidatos cotistas – Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja;
  • Beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio per capita – Documentos comprobatórios conforme o Anexo I;
  • Beneficiários da cota local/bônus – Comprovante de endereço, em seu nome ou de seus pais, sendo que no caso da inexistência deste comprovante, o candidato deverá utilizar a declaração de residência, conforme o Anexo IV;
  • Candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão imprimir, preencher, assinar e entregar o Formulário para Entrega de Laudo Médico, constante no Anexo VI.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg, e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Após carregar todos os arquivos, é preciso clicar em “Salvar e finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, será exibido um comprovante.

Datas: A divulgação da segunda chamada, a partir da lista de espera, está prevista para 29 de julho, com matrículas até 6 de agosto. Existe ainda a possibilidade de abertura de vagas remanescentes, caso as disponibilizadas no processo seletivo não tenham sido ocupadas após a segunda chamada. 

As novas datas do edital de seleção podem ser conferidas abaixo:


Graduação: O IFMS ofertou 160 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ofertados em Campo Grande e Corumbá.

A seleção foi feita pelo Sisu, com base nas notas dos candidatos no último Enem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Homenagem
Rodovia MS 228, em Corumbá, recebe o nome do pecuarista Dalci Vicente Sebben
Governo
Autorizados concursos públicos para Iagro e Sedhast com 180 vagas
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos