Menu
sábado, 17 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Mato Grosso do Sul tem o maior piso salarial para professores do Brasil

15 outubro 2016 - 07h51Notícias MS

Os professores de Mato Grosso do Sul comemoram o dia 15 de outubro com maior piso nacional da categoria. O reajuste de 11,36% no piso salarial de educação, concedido em fevereiro, fez com que Mato Grosso do Sul se tornasse o Estado com os professores mais bem pagos do País. Um professor com formação de ensino médio, em início de carreira, recebe R$ 3.151,68 para lecionar 40 horas semanais e, o professor com ensino superior, R$ 4.727,67.

Além da valorização salarial, o Governo também investe – por meio da Secretaria de Educação (SED) – na capacitação dos profissionais da educação, com cursos de pós-graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A secretária de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, diz que proporcionar o melhor salário do Brasil é motivo de comemoração, mas também afirma que é importante investir sempre no conhecimento e na capacitação dos profissionais da educação. “Temos o melhor do salário do País e trabalhando para termos os melhores índices na educação do Estado e isso passa pela valorização do professor, pelo apoio a sua formação. Este é o maior legado que o Governo Reinaldo Azambuja pode deixar”, afirma.

Para que os professores possam ampliar seus conhecimentos e sua formação, a SED formou uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e oferece 590 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu para os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino. Paralelamente, a SED promove ao longo do ano diferentes formações para seus profissionais, fortalecendo sua atuação e melhorando a aprendizagem dos estudantes.

O Governo também tem realizado reforma nas escolas, distribuição de kits escolares, uniformes e merenda desde o primeiro dia de aula.

Ideb

Este ano, Mato Grosso do Sul também avançou na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, segundo dados divulgados, no mês passado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na ocasião, o governador Reinaldo Azambuja comemorou os números, e disse que a meta do Governo é alcançar a nota 5, até 2018. “Soube que Mato Grosso do Sul melhorou nos 3 níveis, então isso é um avanço da educação pública no Estado, significa que a política que nós defendemos para o setor educacional está dando resultado. Só dois estados melhoraram: Mato Grosso do Sul e Amazonas. Isso para nós é uma conquista, uma conquista a ser comemorada por todos nós em Mato Grosso do Sul. A gente fica contente de ter organizado este setor para ter uma educação de qualidade”, destacou o governador.

Os dados divulgados pelo Inep, mostram que a Rede Estadual de Ensino obteve crescimento significativo ano passado em relação à aferição realizada em 2013. O Índice é verificado a cada dois anos.

Nas séries iniciais do ensino fundamental (até 5ª série), o indicador passou de 5,1 para 5,4, enquanto nas séries finais (de 6ª a 9ª), o índice passou de 3,7 para 4,1. No ensino médio, a evolução foi de 3,4 para 3,5.

Exemplos

Professor de História na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito, Elton Teixeira destaca o apoio pedagógico dos técnicos da SED e o desenvolvimento de projetos inovadores como ações de valorização dos professores.

“Temos notado um forte investimento nas formações, que têm nos mostrado caminhos diferentes para trabalhar em sala de aula, motivando nossos estudantes. E, somado a isso, temos um bom salário, trabalhamos motivados e podemos difundir bons projetos”, explica. “Estamos no caminho certo, melhorando e trazendo um novo horizonte para a educação do Estado, uma educação motivadora e inovadora. Sinto-me honrado em ser professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul”, finaliza Elton.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
OPERAÇÃO
Polícia Federal investiga fraude em Concurso Público
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos