Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Mato Grosso do Sul conquista três prêmios de turismo inteligente na FIDI 2025

20 março 2025 - 12h54Comunicação Governo de MS

Mato Grosso do Sul foi o grande destaque na FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) 2025, ao conquistar três prêmios no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Inteligentes na noite desta quarta-feira, 19 de março. A premiação reconhece iniciativas inovadoras em sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade e governança, reforçando o protagonismo do estado na transformação do turismo por meio de soluções inteligentes e sustentáveis.

A FIDI Bonito 2025 vai até 22 de março, com a participação de representantes do Brasil e outros países da América Latina. A premiação destacou destinos e organizações que estão transformando o turismo por meio de soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis. 

Na categoria Sustentabilidade Ambiental, o projeto “Bonito Carbono Neutro” foi reconhecido por seu compromisso global com a preservação e a inovação no turismo sustentável. Na categoria Governança, o “Observatório do Turismo de MS” recebeu o prêmio pelo seu papel estratégico na gestão e análise de dados turísticos. Já na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, a “Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de MS” se destacou pela inovação na coleta e uso de informações para aprimorar o desenvolvimento do setor.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, os prêmios recebidos são frutos de uma construção que vem desde 2017. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento! Sempre valorizamos a tomada de decisão baseada em dados, contando com uma plataforma robusta e uma base de informações sólidas. Esse trabalho em conjunto com o trade fortalece a governança e consolida, cada vez mais, Mato Grosso do Sul como referência na gestão do turismo no Brasil”.

“É uma satisfação muito grande, a gente estar podendo fazer essa entrega. É um reconhecimento de fato de todo o trabalho que estamos desenvolvendo na fundação, desde de 2017 com a implementação do observatório de turismo”, enfatiza a gerente do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, Danielle Moura.

A premiação destacou destinos e organizações que estão transformando o turismo por meio de soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis. Foto: Lucas Castro/Setesc

Os projetos premiados

Bonito Carbono Neutro

Bonito é o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber ‘Certificação Carbono Neutro’. O município em 2022 recebeu o certificado de primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, selo que permite a promoção de ações que impulsionem a inovação de produtos e serviços inteligentes e representa um compromisso com o meio ambiente.

A medida reafirma o compromisso e a liderança do município como o primeiro destino de ecoturismo certificado Carbono Neutro do mundo. A certificação segue os critérios da Green Initiative, entidade certificadora, e reforça o cumprimento dos compromissos assumidos na Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo, uma iniciativa promovida pela ONU Turismo, da qual a Fundação de Turismo de MS é signatária desde 2022, como o primeiro órgão público do Brasil a assumir este compromisso e a liderança da pauta ‘clima e turismo’ na América Latina.

Observatório do Turismo de MS

O Observatório do Turismo de MS,  tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Busca desenvolver estudos e pesquisas que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística, visando dar suporte ao planejamento, gestão e monitoramento na Fundação de Turismo de MS, bem como, disponibilizar dados e indicadores para instituições de ensino, imprensa e investidores visando contribuir para tomada de decisões e captação de investimentos.

Alumia

Alumia é a plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, que oferece dados aos empresários e gestores do estado. A plataforma foi desenvolvida com base em dados primários coletados pelo Observatório de Turismo do MS, dados de fontes oficiais e órgãos de estado, e ainda de Big Data. Os dados estabelecem o perfil do turista, contagem de fluxos de passagens, atrativos mais visitados e muitos mais.

A FIDI Bonito 2025 vai até 22 de março. Foto: Lucas Castro/Setesc

Sobre FIDI Bonito 2025 

A Feira é organizada pelo ICF (Instituto Ciudades del Futuro), entidade líder na movimentação e implementação do modelo DTI (Destino Turístico Inteligente) nas Américas. O objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI, e é realizada com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundtur e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista