A terceira fase da Operação “Fronteira Sul” foi encerrada no dia de hoje (13 de outubro), quando cerca de 1.000militares da Marinhado Brasil e do Exército brasileiro participaram de treinamento na região de Porto Murtinho-MS, simulando a retomada de uma área invadida, com o propósito de neutralizar o interposto logístico da “facção criminosa” e restabelecer a lei e a ordem.
O objetivo da simulação de guerra, conhecida como “Operação Ribeirinha”, é retomar e controlar um determinado trecho de via navegável e sua porção terrestre que, por algum motivo, foi invadida por grupos oponentes.
No contexto da situação que foi gerada pelo Grupo de Controle da Operação “Fronteira Sul”, coube ao Comandante do Grupo-Tarefa 601 planejar e executar uma Operação Ribeirinha de alta complexidade, em função da capacidade do inimigo, empregando, além dos militares das duas Forças Armadas, diversos meios de superfície e aéreos, em um total de sete navios, mais de quarenta embarcações e três helicópteros.
Durante a manobra, os militares puderam se adestrar nas táticas de atuação em um ambiente ribeirinho, complementando a referida Operação por meio de Ações de Superfície e Aérea, Apoio de Fogo Naval, Operações de Inteligência e Táticas de Combate em terra.
A Operação “Fronteira Sul” prossegue em suas próximas Fases de Exercícios, com término previsto para o dia 21 de outubro, com a atracação dos navios no Complexo Naval de Ladário.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá segue com ação intensificada no combate à dengue

Ladário define diretrizes para o Carnaval 2025

Projeto para brigada ambiental no Pantanal fica de fora das Emendas Participativas

MEC divulga resultado do Fies 2025 nesta terça; serão 112 mil vagas no ano

Reunião com feirantes bolivianos discute trabalho nas feiras livres de Corumbá

Receita com exportações de industrializados registrou em janeiro melhor resultado da série histórica

Serviço emergencial na rede de abastecimento deixa centro de Corumbá sem água

Atendimento aos ribeirinhos é aliado especial de pesquisa sobre mudanças climáticas na saúde

Governo convoca todos os estudantes do cadastro de reserva do MS Supera
