Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Marco do Saneamento completa um ano, com o MS saindo na frente

17 julho 2021 - 10h05Sylma Lima

O Marco Legal do Saneamento, sancionado no ano passado pelo Governo Federal, completou, nesta quinta-feira (16), um ano. E a Sanesul, que se antecipou à legislação ao firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Grupo Aegea - dando origem à empresa Ambiental MS Pantanal (AMSP) - está entre as 14 companhias que atendem aos requisitos exigidos pela lei, comprovando competência dentro dos padrões de excelência, de acordo com levantamento feito pelo jornal Valor Econômico.

O marco legal surgiu com a meta de alcançar a universalização dos serviços de saneamento até 2033. No entanto, aqui no MS, a PPP deve alcançar esse objetivo ao final de 2031, posicionando o estado como o primeiro a atingir tal intento. Até lá, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses devem ter acesso garantido aos serviços.

Parceiro da Sanesul, o Grupo Aegea – que também controla a concessionária Águas Guariroba no Estado - saiu vitorioso do leilão realizado em outubro do ano passado. A MS Pantanal é fruto dessa parceria e assumiu a operação dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto.

O contrato da PPP foi assim ado no dia 5 de fevereiro deste ano, e a AMSP deu início à operação plena em maio, após um período de 3 meses de operação assistida, em que os ativos da Sanesul foram mapeados e digitalizados pela empresa.

De lá para cá, a MS Pantanal se mobiliza através de planejamento estratégico e muito trabalho nos 68 municípios em que a Sanesul já atua para, ao lado da estatal, atingir a meta de universalização. Para isso, está previsto, por parte da AMSP, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras.

Investimentos. Equipes e veículos da AMSP já podem ser vistos pelos moradores de todas as regiões do estado. A empresa também modernizou o sistema de monitoramento da rede de esgoto, instalando centrais digitais que acompanham em tempo real o funcionamento da estrutura. Esse trabalho é realizado diuturnamente na Central de Controle de Operações (CCO) da MS Pantanal localizada em Campo Grande.

A MS Pantanal também vem investindo em novos equipamentos e já distribuiu sete mini hidro jatos – usados na desobstrução das redes de esgoto - e sete caminhões customizados, chamados de “retro saneamento”, em cidades como Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Aquidauana, Sidrolândia e Chapadão do Sul.

Vista como nova solução para o setor, a retro saneamento vai trazer mais agilidade a serviços como manutenção, troca de tubulação e ligação da rede de esgoto. Isso será possível porque que esse tipo de caminhão reúne – em um só veículo – equipamentos como caçamba, retroescavadeira, baús para acondicionamento de ferramentas, guindaste e engate rápido para instrumentos hidráulicos.

Dessa forma, o deslocamento de vários veículos para a realização de um só serviço não se faz mais necessário, resultando na redução da emissão de poluentes e de possíveis transtornos no tráfego das cidades.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal