Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Marcio Fernandes destina 21 Unidades de Castração para Mato Grosso do Sul

07 abril 2021 - 09h41Da Redação

Médico veterinário, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) destinou ao todo 21 Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) para os municípios de Mato Grosso do Sul. Através de emenda parlamentar, o emedebista já enviou mais de R$ 2 milhões para compra das unidades.

Nesta semana a prefeitura de Campo Grande anunciou que o Castramóvel deve começar a funcionar na segunda quinzena de abril. A emenda para a cidade foi destinada em dezembro de 2019 e agora deve atender a população. Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), os agentes de saúde estão fazendo um levantamento para saber qual o bairro que mais necessita do serviço. 

“Esta foi a primeira unidade para Campo Grande e este ano destinei emenda para a compra da segunda. Na minha campanha para prefeito, em 2020, me comprometi que em cada uma das sete regiões teria um Castramóvel, não fui eleito prefeito, mas enquanto for deputado vou destinar emenda até a cidade toda ter o serviço. Será uma por ano até chegar as sete”, ressaltou Marcio Fernandes. 

Com a atuação do deputado, ao menos oito municípios já têm um Castramóvel, sendo eles: Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Sonora e Terenos. Para atender em pleno funcionamento cada unidade precisa de um motorista, um médico veterinário e dois auxiliares. As equipes e insumos são de responsabilidade de cada prefeitura.

“Como deputado destino a verba e acompanho como está a implementação nos municípios, mas a operação é de responsabilidade dos prefeitos. Com ajuda da população cobramos para que o serviço funcione o quanto antes. Como médico veterinário eu entendo que a única forma de manter o controle sanitário é fazendo o de natalidade, evitando o abandono e a transmissão de doenças de animais que estão nas ruas sem vacina”, destacou Marcio Fernandes. 

Neste ano, através de emendas parlamentares mais 12 cidades devem adquirir o seu primeiro Castramóvel, são elas: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Eldorado, Ivinhema, Inocência, Miranda, Paranaíba, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, além da segunda unidade de Campo Grande.  

“Quero que Mato Grosso do Sul tenha um grande plano de controle sanitário, pretendo destinar Castramóvel para cada um dos 79 municípios. Eu sou médico veterinário, o bem-estar e saúde animal são a minha causa. Eu fico muito grato quando vejo que outros parlamentares estão também estão começando a contribuir”, finalizou Marcio Fernandes.

Médico veterinário, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) destinou ao todo 21 Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) para os municípios de MS

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar