Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Marcelo Turine reforça apoio para eleição à reitoria da UFMS

21 julho 2016 - 17h04Sylma Lima
Turine disse que não teme os adversários. Foto: Leandro Oliveira

Formado em Ciências da Computação, com Mestrado e Doutorado Em Computação na USP de São Carlos,Pós-Doutorado em Políticas Públicas na PUC de São Paulo Marcelo Turine chegou de São Paulo em Mato Grosso do Sul em 2002, como professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua até hoje nas áreas de Engenharia de Software, Engenharia de Web e Modelagens de Aplicações para Web. Agora ele projeto outros rumos para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul lançando sua candidatura a reitor. Marcelo esteve em Corumbá nesta quarta-feira,20 de Julho buscando apoio dos professores e técnicos do Campus Pantanal.

Em entrevista ao Capital do Pantanal ele explicou que está desde 2011 atuando como presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão do estado que fomenta bolsas de mestrado, doutorado, projetos de pesquisas, empreendedorismo e inovação para Mato Grosso do Sul. E por isso considera sua eleição como um passo importante para a criação de novos cursos de especializações na UFMS, “ Considero isso uma experiência de gestão pública, gestão científica e administração pública que nos ajuda a motivar e a fazer a gestão da UFMS-Campus Pantanal. Camila Itavo, com quem faço dupla para buscar a reitoria da UFMS – Pantanal é Mazootecnista, professora da faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS e tem muito a contribuir” . Quanto ao diferencial de sua gestão ele enfatizou a longa experiência como gestor, “ estamos em Corumbá, e a UFMS é a maior universidade Federal de Mato Grosso do Sul, presente em dez municípios, com uma gestão de 1.500 professores, 20 mil alunos e 2 mil técnicos. Nossa proposta é trabalhar com dois pilares, integração e modernização, isso dentro de uma gestão eficiente, de resultados e moderna. Aqui em Corumbá, por exemplo, queremos fortalecer as graduações e criar mais oportunidades para que os alunos graduados tenham a oportunidade de fazer o mestrado e doutorado em Mato Grosso do Sul” .

Turine disse que o maior desafio será a efetivação do curso de medicina no Campus Pantanal, mas prometeu trabalhar para que o projeto saia do papel o mais rápido possível, “ nosso desafio como líder é junto com bancada federal, conseguir a aprovação do Ministério da Educação para fazer contratação de professores, técnicos e uma infraestrutura para o curso de Medicina, já autorizado. O grande desejo para Corumbá é consegui implantar o curso de medicina em curto prazo, iniciando a conversa já neste semestre, para que em novembro tenhamos a aprovação do orçamento perante o ministério da educação, para construir blocos, estrutura e contratar professores. A princípio, no segundo semestre do ano que vem, já começaríamos a viabilizar a questão do vestibular”.

Quanto a adesão em torno do seu nome, ele disse que superou as expectativas, “ quem trabalha com pesquisa já me conhecia pela Fundect, meu desafio é me mostrar e apresentar meu currículo para os demais. Mostrar que é importante para um gestor de universidade ter experiência. Estou colocando este diálogo com a comunidade, frisando a transparência, o que é muito importante dentro de uma administração pública. Estou muito emocionado, porque a cada reunião a aceitação aumenta, tanto entre os técnicos quanto com os professores e alunos. Eles falam dos desafios, que muitas vezes são básicos, como ar condicionados funcionando nas salas de aula. Considero isso o potencial da universidade, estou tratando dos assuntos com muita seriedade e como gestor público faremos um planejamento eficiente para que Corumbá realmente esteja junto com a UFMS, para contribuir com o desenvolvimento do município e região do Pantanal” .

Concorrência

Turine disse que não teme a chapa concorrente porque o que diferencia um do outro  é que o candidato oponente não tem a mesma experiência de gestão e administração pública que possue, “ falo que saber sobre educação, ciência e tecnologia, aliada a experiência que tenho na Fundect, no fomento e na articulação federal perante os ministérios fortalece. Sei o caminho das pedras e podemos aproveitar esse legado e patrimônio com muita seriedade para ajudar a UFMS e o Mato Grosso do Sul” . A votação será homologada em Novembro .

A chapa tem o nome:  Juntos somos UFMS e a página no Facebook: @juntossomosufms ou site : www.reitorturine.com.br Ele explicou que tem um programa de trabalho voltado para  todos e que as  ações e propostas estão publicados na página do facebook.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética