A Escola Municipal Rural Polo São Lourenço, localizada na comunidade Aterro do Binega, recebeu serviços de manutenção para melhorar o acesso e prevenir incêndios florestais no local. Os trabalhos foram realizados pelos brigadistas Wilson Malheiros e Ramão Lourenço, que além de integrarem a Brigada do Alto Pantanal, também atuam como auxiliares de reserva. A atividade envolveu o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a Prefeitura de Corumbá.
Entre os serviços, foram executados trabalho de capina, limpeza e manutenção de algumas áreas que ficam no Aterro do Binega. A Escola Municipal rural na comunidade atende estudantes que vivem no local, bem como na comunidade com indígenas Guatós Barra do São Lourenço e também da Comunidade Amolar, além de Mangueiral e Chané. A unidade de ensino é uma das principais para toda a região da Serra do Amolar e fica a mais de 4 horas de barco a partir de Corumbá, rio Paraguai acima.
O diretor-presidente do IHP, Angelo Rabelo, reforça que o trabalho de apoio às comunidades contribui para o desenvolvimento sustentável e a parceria com a Prefeitura de Corumbá soma esforços. “A escola naquela região faz um importante papel para o futuro das comunidades. É preciso haver estrutura adequada para promover o ensino e manter sempre aberta as oportunidades a esses jovens que vivem em área remota no Pantanal.”
A secretária municipal de Educação de Corumbá, Mabel Marinho Sahib Aguilar, pontua que oferecer melhores condições de receber os estudantes envolve os esforços para aprimorar o ensino no município. “Temos a missão este ano de melhorar o desempenho de nossos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para que isso aconteça, precisamos do empenho de todos.”

Em áreas remotas do Pantanal, a escola tem a função de promover o ensino dos estudantes e também servir de referência para outras ações e dar apoio para a comunidade no entorno. Em alguns casos, os alunos precisam dormir na unidade de ensino e só retornam para casa ao finais de semana. Isso acontece por conta da distância entre a moradia do aluno e onde fica a escola, bem como as condições de navegação. Professores também precisam morar no local.
Na Escola Municipal Rural Polo São Lourenço, o IHP também já dá apoio na manutenção de um ponto de internet que serve para professores, alunos e a comunidade, além de promover atividades de educação ambiental ao longo do ano. O prédio atual da escola foi inaugurado em agosto de 2024.
Estudantes e professores da unidade de ensino enfrentram grandes desafios ano passado. A escola ficou rodeada pelos incêndios florestais e a Brigada Alto Pantanal deu apoio e realizou combate direto para evitar que o fogo atingisse a estrutura. Prevfogo/Ibama e Bombeiros de Mato Grosso do Sul deram suporte também. Os alunos e docentes precisaram evacuar a região e as aulas chegaram a ficar suspensas por mais de uma semana. Depois que as chamas foram controladas nas redondezas, as atividades foram retomadas.
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal. *Informações do IHP
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.