Menu
domingo, 18 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Manoel de Barros será homenageado com estátua em tamanho real na Afonso Pena

20 dezembro 2016 - 09h03Notícias MS

A estátua em bronze do poeta Manoel de Barros, encomendada pelo Governo de Mato Grosso do Sul ao artista plástico Ique Woitschach para homenagear o centenário do nascimento do escritor, será instalada em março na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de maio, em Campo Grande. Segundo o governador, o objetivo é fazer com que a população interaja com a obra. “Para que as pessoas possam sentar, tirar uma fotografia e reviver as histórias do nosso poeta”, disse Reinaldo.

Os detalhes da escultura foram apresentados nesta segunda-feira (19), na governadoria, data em que Manoel completaria 100 anos se estivesse vivo. A estátua será realidade em Campo Grande por meio de parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e o Sesc, que ficará responsável pelos cuidados da obra. Para Reinaldo, o monumento de Manoel de Barros vai imortalizar o poeta que é tão querido pelos sul-mato-grossenses.

Idealizador do projeto, o artista plástico Ique mostrou uma miniatura da estátua que servirá de base para a construção da escultura em tamanho real, que deve pesar cerca de 230 quilos de bronze, com aproximadamente 1,38m de altura por 0,42cm de largura. “Para fazer a escultura estudei durante muito tempo o movimento, a forma e fisionomia do Manoel. Essa obra vai oferecer a população a oportunidade de aproximação com o poeta”, disse Ique.

Para o artista plástico que é campo-grandense de nascimento, fazer a escultura de Manoel de Barros é um presente. “É também um prêmio para mim, e é meu primeiro trabalho de volta a Campo Grande”, revelou. Para o secretário da Sectei, Athayde Nery, a estátua imortaliza um “sujeito maravilhoso que construiu Mato Grosso do Sul e o Pantanal no coração do mundo”.

Durante a apresentação dos detalhes da estátua, foi assinado termo de parceria entre o Governo do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS) e o Sesc. “Selamos essa parceria para sermos os guardiões dessa obra de arte”, disse o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo. A entidade, junto com o Sesc, ficará responsável pela segurança da escultura depois da instalação.

Também participaram do ato solene a secretária adjunta da Sectei, Andrea Freire, a nora de Manoel de Barros, Maísa Andrade Leite de Barros, diretores do Sesc e artistas e representantes do setor cultural do Estado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

KIT INTUBAÇÃO
Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado
GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
SAÚDE
Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
UEMS
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19
GERAL
Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado
GERAL
Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa
ECONOMIA
Prorrogação de imposto alivia orçamento de bares e restaurantes, avalia Abrasel
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
GERAL
Servidores da Agepen recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Mais Lidas

GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
CORONAVÍRUS
Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19