Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Malha ferroviária de MS será recuperada e pode ter novo ramal

20 agosto 2020 - 10h31Fábio Oruê, Súzan Benites com adaptações de Gesiane Sousa

O pedido do governor Reinado Azambuja ao presidente Bolsonaro, durante visita à Corumbá nesta terça-feira (18), para recuperar a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul (MS), já tem surtido resultados positivos. Uma força-tarefa para reativar a ferrovia está sendo organizada e o presidente pediu agilidade por parte de Tarcísio Gomes, ministro da Infraestrutura. O modal logístico vai facilitar o escoamento da produção sul-mato-grossense, além de ligar o Estado aos principais portos da América do Sul. 

Convênio assinado na tarde desta quarta-feira (19) pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e Carlos Massa Júnior (PSD), do Paraná, dá o pontapé inicial para a construção de um corredor ferroviário que vai ligar os dois estados vizinhos. 

O projeto prevê a construção de via-férrea de Cascavel (PR) até Maracaju (MS). A parceria foi firmada para contratação do Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (Evetea), para a construção do Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste.

Com projeção estimada de 1.370 quilômetros, o corredor fará a ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá (PR), no Paraná. 

Além da ligação entre Maracaju e Cascavel, também está no planejamento a revitalização do trecho ferroviário de Cascavel a Guarapuava (PR) e a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá (PR) e de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu (PR).

Praticamente 95% da produção estadual é transportada por rodovias, um modal que gera mais gasto com o transporte. 

“Chega ao porto, mas chega em um custo muito maior do que pelo transporte ferroviário. Quando a gente interliga Mato Grosso do Sul ao Paraná e ao porto de Paranaguá, 1.350 quilômetros de ferrovia, nós damos competitividade aos produtos. A gente se torna mais competitivo, tanto para exportar como nas importações também, porque somos importadores, principalmente de fertilizantes e alguns insumos”, disse Azambuja.

Governador acrescentou que também falou que a nova ferrovia fará uma conexão com a Malha Oeste em Maracaju, abrindo um novo canal de escoamento de soja, etanol e outros produtos até o Porto de Paranaguá.

“O governo Federal vai relicitar o trecho de Mairique [SP] a Corumbá, com um ramal de Campo Grande, Maracaju até Ponta Porã, então a gente vai ter um modal ferroviário interligando os nossos estados, com as possibilidades também de as cargas do Paraná adentrarem Mato Grosso do Sul e vice-versa”, disse.

Malha oeste

Ainda nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que já pediu celeridade ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para viabilizar a relicitação da Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil. 

Na terça-feira (18), durante encontro em Corumbá, o governador do Estado pediu que o presidente intercedesse junto ao ministro para acelerar as tratativas.  

Na manhã de ontem, o presidente concedeu entrevista ao programa “Boca do Povo”, da Rádio Difusora Pantanal. Durante a entrevista, Bolsonaro afirmou já ter conversado com o governador e disse que apoia a reativação da ferrovia.

“Entrei em contato com o ministro [da Infraestrutura, Tarcísio Freitas] e ele disse que está no radar dele a revitalização dessa malha ferroviária em MS”, comentou o presidente.

Durante encontro ocorrido em Corumbá, Azambuja pediu urgência nos trâmites de relicitação da Malha Oeste, que compreende o trecho desde Mairinque (SP) até Corumbá (MS). 

O pedido já havia sido encaminhado via ofício ao ministro da Infraestrutura e à ministra Teresa Cristina Dias, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O governador frisou, durante discurso, que não poderia deixar passar a oportunidade de fazer um pedido ao presidente. 

“Temos urgência na relicitação da Malha Oeste, a nossa antiga rede ferroviária. Isso é fundamental para o desenvolvimento e integração latino-americana. Com a revitalização da Malha Oeste, nós teríamos a primeira viabilizada integração sul-americana de Atlântico e Pacífico. Com certeza, [a ferrovia] vai dar uma grande capacidade de desenvolvimento social, de geração de oportunidades ao Brasil e, principalmente, ao Centro-Oeste brasileiro, tornando os nossos produtos mais competitivos nos mercados internacionais”, destacou.  

O trecho operado pela Rumo em Mato Grosso do Sul integra o projeto da Ferrovia Transamericana, uma rota bioceânica ferroviária que liga os oceanos Pacífico e Atlântico. 

Mas ao contrário da Rota Bioceânica rodoviária, que precisa ser toda interligada, os trilhos da ferrovia já existem, só precisam de revitalização. 

Em Corumbá, a Malha Oeste já se conecta com o Expresso Oriental, da Bolívia.  

Trâmites

A empresa Rumo S.A., que detém a concessão da ferrovia até 2026, apresentou no dia 21 de julho ao mercado financeiro um documento no qual informa que protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedido de adesão ao processo de relicitação da Ferrovia Malha Oeste.  

“É de fundamental importância para Mato Grosso do Sul que esse processo se dê com a máxima celeridade, dada a importância histórica e econômica dessa ferrovia para o Estado. Há uma demanda reprimida de transporte que a ferrovia, nas condições atuais, não consegue atender. Carece de investimentos, reforma completa que a Rumo se propõe a fazer. Já há um projeto e um plano de ação prontos, porém isso só se viabiliza com a definição sobre a relicitação”, disse o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

Segundo o executivo estadual, a expectativa é que o processo seja concluído em tempo de se levar o objeto a leilão já no início de 2021, o que possibilitaria a execução das obras necessárias até 2023, de modo que a ferrovia volte a operar em plena capacidade. 

O volume de cargas previsto é de 14,3 milhões de toneladas por ano após a conclusão das obras (até 2026), e a estimativa é de escoar 17,8 milhões toneladas anualmente a partir de 2031.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética