Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Mais um dia de clima desértico em Mato Grosso do Sul

02 outubro 2020 - 07h56Mireli Obando, Governo

Desde o primeiro fim e semana da primavera uma forte massa de ar quente atua sobre o Brasil provocando temperaturas muito elevadas em diversas regiões do País. Na última quarta-feira (30) cidades sul-mato-grossenses figuraram no topo da lista de recordes de calor com temperatura de 44,1°C registradas em Coxim e Água Clara.

Ocorre que essa onda de calor está longe de se despedir. Prognóstico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, indica que ao menos até a próxima sexta-feira (9) os dias serão de tempo seco e quente. Essa condição favorece temperaturas em torno ou acima dos 40°C e umidade do ar abaixo dos 20%.

Nestas condições a Defesa Civil orienta que sejam mantidos cuidados, especialmente com idosos e crianças. Sendo a principal delas sobre ingerir bastante líquido e proteger-se do sol, usando protetor solar e evitando exposição ao sol e evitando a prática de atividade física.

A curto prazo, os modelos meteorológicos apontam chuva para Mato Grosso do Sul a partir de domingo (11), ainda assim com baixos acumulados, mas suficientes para ameninar as temperaturas elevadas.

A previsão para esta sexta-feira (2) é de céu claro em todas as regiões e sem expectativa de chuva. A umidade relativa do ar fica bastante baixa em todas as áreas com variação entre 45% a 10%, considerado estado de emergência a saúde, segundo a OMS. Vento fraco a moderado em todas as regiões, e temperaturas podendo variar entre 24°C a 41°C neste dia. Corumbá deve atingir os 40ºC e Campo Grande 39°C.

Como será o tempo em outubro?

Levando em conta todo o mês de outubro, o volume de chuva esperado para o período varia entre 125 a 175 milímetros com os maiores acumulados se concentrando nas regiões sudoeste, central e sul do Estado, apenas a região de Corumbá o valor é menor com variação entre 100 a 125 milímetros acumulados.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) mesmo com as chuvas estimadas para ocorrer entre os dias 11 a 20 em maior probabilidade, o acumulado de chuva do mês pode ficar a baixo da média histórica do mês em todas as regiões em até 50 milímetros, conforme mapa anexo.

Já as temperaturas para o mês devem ficar acima da média. Historicamente as temperaturas no mês de outubro em Mato Grosso do Sul variam entre 18°C a 35°C, sendo as regiões pantaneira e norte as mais quentes. Mas a atuação da forte onda de calor nos primeiros dez dias do mês associadas a massa de ar seco, auxiliam na elevação das temperaturas, falta de chuva e queda na umidade do ar. As temperaturas terão uma ligeira queda a partir do retorno gradual das chuvas no Estado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta
Corumbá
Casal é levado para delegacia após bebedeira e briga
Recurso
Vereador questiona uso do duodécimo do legislativo repassado para Santa Casa em 2020
Controle de dados
Sistema de cadastro aos imigrantes vai subsidiar programas e ações do governo
Tempo
Quinta ensolarada e quente em Mato Grosso do Sul
Semana do Lixo
Drive thru vai coletar vidro e medicamentos vencidos em Corumbá
Miranda
Proprietário rural é multado em R$ 9 mil por queima controlada proibida
Calendário
Últimos dias de inscrições para egressos e instituições ao Conselho Superior do IFMS
Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos