Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mais um dia de clima desértico em Mato Grosso do Sul

02 outubro 2020 - 07h56Mireli Obando, Governo

Desde o primeiro fim e semana da primavera uma forte massa de ar quente atua sobre o Brasil provocando temperaturas muito elevadas em diversas regiões do País. Na última quarta-feira (30) cidades sul-mato-grossenses figuraram no topo da lista de recordes de calor com temperatura de 44,1°C registradas em Coxim e Água Clara.

Ocorre que essa onda de calor está longe de se despedir. Prognóstico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, indica que ao menos até a próxima sexta-feira (9) os dias serão de tempo seco e quente. Essa condição favorece temperaturas em torno ou acima dos 40°C e umidade do ar abaixo dos 20%.

Nestas condições a Defesa Civil orienta que sejam mantidos cuidados, especialmente com idosos e crianças. Sendo a principal delas sobre ingerir bastante líquido e proteger-se do sol, usando protetor solar e evitando exposição ao sol e evitando a prática de atividade física.

A curto prazo, os modelos meteorológicos apontam chuva para Mato Grosso do Sul a partir de domingo (11), ainda assim com baixos acumulados, mas suficientes para ameninar as temperaturas elevadas.

A previsão para esta sexta-feira (2) é de céu claro em todas as regiões e sem expectativa de chuva. A umidade relativa do ar fica bastante baixa em todas as áreas com variação entre 45% a 10%, considerado estado de emergência a saúde, segundo a OMS. Vento fraco a moderado em todas as regiões, e temperaturas podendo variar entre 24°C a 41°C neste dia. Corumbá deve atingir os 40ºC e Campo Grande 39°C.

Como será o tempo em outubro?

Levando em conta todo o mês de outubro, o volume de chuva esperado para o período varia entre 125 a 175 milímetros com os maiores acumulados se concentrando nas regiões sudoeste, central e sul do Estado, apenas a região de Corumbá o valor é menor com variação entre 100 a 125 milímetros acumulados.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) mesmo com as chuvas estimadas para ocorrer entre os dias 11 a 20 em maior probabilidade, o acumulado de chuva do mês pode ficar a baixo da média histórica do mês em todas as regiões em até 50 milímetros, conforme mapa anexo.

Já as temperaturas para o mês devem ficar acima da média. Historicamente as temperaturas no mês de outubro em Mato Grosso do Sul variam entre 18°C a 35°C, sendo as regiões pantaneira e norte as mais quentes. Mas a atuação da forte onda de calor nos primeiros dez dias do mês associadas a massa de ar seco, auxiliam na elevação das temperaturas, falta de chuva e queda na umidade do ar. As temperaturas terão uma ligeira queda a partir do retorno gradual das chuvas no Estado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas