Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mais de 60 militares e duas aeronaves atuam na Operação Pantanal 2022

05 agosto 2022 - 09h32Gesiane Sousa

Os 61 Bombeiros Militares, duas aeronaves e os quatro pilotos, atuam em duas bases avançadas e três áreas de enfrentamento de incêndios no Pantanal. A Operação Pantanal 2022, de combate ao fogo na vegetação nativa da região, tenta diminuir os danos que as queimadas causam todos os anos ao Bioma. 

As Bases Avançadas, em Miranda, na Fazenda Bodoquena, com quatro militares, e na região de Coxim, com cinco militares, realizam trabalho preventivo de conscientização e levantamento de recursos em várias propriedades rurais. O reconhecimento das áreas é um fator importante para verificar as mais diversas características do terreno como estradas de acesso, tipo de vegetação e especificidades do relevo. Recursos locais como tratores, maquinários e fonte de água são verificados pela disponibilidade de pronto uso.  

Os militares nessas áreas, ficam sob aviso continuo para combater qualquer foco de incêndio que venha a surgir. Como na noite de ontem (4), por volta das 20h, quando foi realziado combate à vários focos na região de Rio Verde. 

operação pantanal 2022A frente de incêndio que seguia para Serra do Amolar foi contida; equipe mantém monitoramento. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na região do Abobral, Parque Estadual, onde cinco militares estão empenhados, é feito o monitoramento durante o dia, à medida que os focos avançaram para uma área de melhor combate, próximo a Fazenda Fazendinha. Das 19h de ontem (4) até às 4h34 de hoje (5), foi realizado o combate direto, com cinco militares. O incêndio que avançava em direção ao Parque foi contido e os focos menores isolados. 

Na região do Porto da Manga, com quatro militares atuantes, há combate de pequenos focos na região e monitoramento até a extinção completa das chamas.  

Na Serra do Amolar, oito militares mais embarcação, os focos estão controlados. A Equipe realizou o reconhecimento do local, verificou os possíveis acessos e deixou os recursos disponíveis a pronto emprego, para qualquer evolução dos pequenos focos na região. Segundo os Bombeiros, o objetivo é verificar aceiros e realizar medidas preventivas para que nenhum outro foco chegue a Serra. 

Um sobrevoo está confirmado para o período da tarde de hoje (5), com duas aeronaves que já estão presentes em Corumbá. Uma delas o Air Tractor (aeronave de combate) e outra de monitoramento.  

O Posto de Comando realiza o monitoramento continuo, por intermédio de diversas plataformas de satélites que constatam de possíveis pontos de calor por toda a região do Pantanal Sul-mato-grossense. 

  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário