Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Maior revista de divulgação científica de MS retorna em tempos de combate ao negacionismo

09 junho 2021 - 09h42Portal do Governo de MS

Produzida por jornalistas, publicitários e demais profissionais de comunicação do Projeto Mídia Ciência, a Revista Corumbella está de volta para divulgar e popularizar a produção científica de Mato Grosso do Sul, bem como valorizar e dar destaque aos pesquisadores do Estado.

O Mídia Ciência é um projeto da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Governo do Estado.

Nesta edição, a equipe de reportagem traçou um panorama sobre a pandemia da Covid-19 em Mato Grosso do Sul e o esforço de cientistas do Estado na compreensão e no combate ao vírus.

A reportagem de capa traz uma linha do tempo da Covid-19, de março a maio de 2021, além de informações sobre o avanço da pandemia e dados específicos da doença, como número de casos, letalidade por raça e doses de vacinas aplicadas.

Em relação à imunização, há uma reportagem especial sobre a contribuição de pesquisadores do Estado nos testes de vacina, com destaque para a Coronavac, além de uma entrevista exclusiva com o pesquisador Julio Croda sobre a importância da atuação de cientistas do Estado no processo de desvendar e auxiliar no combate ao vírus, com destaque para o desempenho e a proximidade das universidades junto à população.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a volta da revista Corumbella é de suma importância neste momento pandêmico, onde a busca por informações de qualidade é vital para a sociedade.

“Nesta edição temos um panorama bem completo mostrando a atuação dos cientistas de nosso Estado no combate à Covid 19. É interessante ver nossos pesquisadores se destacando no Brasil e no mundo com suas pesquisas e seus esclarecimentos acerca desta doença que parou o globo. Que a Corumbella possa ser uma aliada dos cientistas, do bom jornalismo e de toda a sociedade que anseia por informações apuradas por profissionais capacitados que procuram especialistas para trazer para você leitor a melhor qualidade de informação”, afirma Márcio.

Para o Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, falar sobre ciência e, mais do que isso, defender o discurso científico tornou-se necessário num período onde verificamos posicionamentos negacionistas frente às constatações de pesquisas e estudos sérios.

“Uma Universidade se constrói com ciência e não com achismos. Nesse sentido, venho parabenizar o trabalho da revista Corumbella que divulga a ciência desenvolvida pelos diversos profissionais em nosso Estado de Mato Grosso do Sul. Meu agradecimento especial também vai para FUNDECT, que financia esta importante publicação. A UEMS tem uma relação de irmandade e de muito trabalho com esta Fundação. Parabéns ao presidente, Márcio de Araújo Pereira. É muito importante publicizar que o MS produz ciência com qualidade e que os trabalhos destacados nesta Edição da Corumbella fizeram a diferença em várias áreas durante a pandemia que ainda estamos vivenciando", destaca o reitor.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal