Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Lula decide não se entregar para fazer da prisão um ato político, dizem analistas

06 abril 2018 - 16h12Midiamax

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mantém até o momento, a decisão de não se entregar voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba (PR). Lula está na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde passou a noite. De acordo com reportagem do Correio Braziliense, a expectativa é que ele permaneça lá durante todo o dia.

O ex-presidente do Partido do Trabalhadores Rui Falcão, também confirmou a informação. Ele disse na manhã desta sexta-feira (6) ao Estadão que o ex-presidente não irá se entregar à Polícia Federal. A declaração de Falcão foi dada ao chegar à sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

O despacho do juiz Sergio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente, o concedeu ao ex-presidente Lula a possibilidade de se entregar voluntariamente, dando, para isso, o prazo de 17h desta sexta-feira. Segundo informações do Estadão, no Sindicato dos Metalúrgicos aumenta, com o passar das horas, o número de militantes e membros de movimentos sociais ligados ao PT concentrados dentro e fora da sede.

Pouco depois das 9h, chegou uma comitiva do Central dos Movimentos Sociais com cerca de 50 pessoas portando bandeiras, cartazes e gritando palavras de ordem em apoio ao ex-presidente.

Analistas fazem previsões

A reportagem do Correio, indica que o ex-presidente montou uma estratégia para transformar sua prisão em um grande fato político. Analistas apontam que o petista teria combinado de manter uma equipe de fotógrafos para que toda a ação da Polícia Federal seja registrada.

Lula também teria avisado aos mais próximos que ficará o tempo que for necessário na prisão e não quer saber de tornozeleira. Na cadeia, registrará todos os detalhes do seu dia a dia, repassando as informações a assessores. Lula, segundo o Correio, definiu que vai registrar oficialmente a candidatura ao Palácio do Planalto. E terá como vice Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo.

Caso o TSE (Superior Tribunal Eleitoral) negue o registro da candidatura, Lula lançará Haddad como cabeça de chapa. Lula já consultou seus aliados mais próximos. Muitos veem a estratégia com ressalvas, mas estão dispostos a dar o suporte necessário para que o ex-presidente consiga atingir seus objetivos. Colocar a PF em uma saia justa e tirar proveito político da prisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal