Preocupado com o período de chuvas nas próximas semanas, o vereador Luciano Costa (PSDB), solicita informações à Secretaria de Saúde de Corumbá, um cronograma das ações da Vigilância Epidemiológica Municipal no combate ao mosquito Aedes aegypti, da chikungunya e do zika vírus, em conjunto com as providências que estão sendo tomadas para o controle efetivo de possíveis criadouros no município.
Luciano considera ser de extrema importância que o Poder Legislativo também seja informado desse calendário das atividades já realizadas e as novas linhas de enfrentamento, quais os locais de maior incidência, quantos profissionais compõe a equipe de combate ao mosquito e as medidas punitivas aos proprietários de imóveis abandonados na cidade, campanhas de informação a população, entre outras informações.
Entre uma das propostas de Luciano Costa, é que a secretaria promova os constantes “Mutirão da Limpeza” no município como forma de combate à dengue, para a retirada de lixo, entulhos e descartes, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Para o edil, devido ao alto índice de infestação no município no ano de 2020, a limpeza é imprescindível. Nos locais em que forem encontradas larvas em meio ao lixo e inservíveis, os proprietários devem ser notificados e autuados, pois trata-se de uma doença séria e que pode levar à morte, alerta.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado no dia 9 de dezembro, a incidência dos casos notificados de Dengue em Corumbá é alta, houve 4.088 notificações, sendo 2.044 casos confirmados, portanto, a metade das notificações com quatro óbitos, em Campo Grande foram 7 mortes. Mato Grosso do Sul é o segundo dos 27 estados em maior número de notificações e incidência dos casos notificados de dengue do país.
Para Luciano, “a falta de limpeza em terrenos baldios abandonados possibilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, a limpeza se faz necessária para evitar a proliferação do inseto transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além da consciência da população em fazer a devida e preventiva limpeza de suas residências, a responsabilidade é de todos”, destaca.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bombeiros capturam duas serpentes em menos de uma hora em Corumbá

Deputado Neno Razuk é alvo de operação contra jogo do bicho

TRT 24 mantém condenação de pecuarista que mentiu sobre roubo de gado para dispensa de trabalhador
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
VariedadesCuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado

Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024

Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque

Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade

Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado
