Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Luciano Costa requer informações sobre o cronograma de combate ao mosquito da dengue em Corumbá

Entre uma das propostas de Luciano Costa, é que a secretaria promova os constantes "Mutirão da Limpeza" no município como forma de combate à dengue

15 dezembro 2020 - 15h42Assessoria

Preocupado com o período de chuvas nas próximas semanas, o vereador Luciano Costa (PSDB), solicita informações à Secretaria de Saúde de Corumbá, um cronograma das ações da Vigilância Epidemiológica Municipal no combate ao mosquito Aedes aegypti, da chikungunya e do zika vírus, em conjunto com as providências que estão sendo tomadas para o controle efetivo de possíveis criadouros no município.

Luciano considera ser de extrema importância que o Poder Legislativo também seja informado desse calendário das atividades já realizadas e as novas linhas de enfrentamento, quais os locais de maior incidência, quantos profissionais compõe a equipe de combate ao mosquito e as medidas punitivas aos proprietários de imóveis abandonados na cidade, campanhas de informação a população, entre outras informações.

Entre uma das propostas de Luciano Costa, é que a secretaria promova os constantes “Mutirão da Limpeza” no município como forma de combate à dengue, para a retirada de lixo, entulhos e descartes, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para o edil, devido ao alto índice de infestação no município no ano de 2020, a limpeza é imprescindível. Nos locais em que forem encontradas larvas em meio ao lixo e inservíveis, os proprietários devem ser notificados e autuados, pois trata-se de uma doença séria e que pode levar à morte, alerta.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado no dia 9 de dezembro, a incidência dos casos notificados de Dengue em Corumbá é alta, houve 4.088 notificações, sendo 2.044 casos confirmados, portanto, a metade das notificações com quatro óbitos, em Campo Grande foram 7 mortes. Mato Grosso do Sul é o segundo dos 27 estados em maior número de notificações e incidência dos casos notificados de dengue do país.

Para Luciano, “a falta de limpeza em terrenos baldios abandonados possibilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, a limpeza se faz necessária para evitar a proliferação do inseto transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além da consciência da população em fazer a devida e preventiva limpeza de suas residências, a responsabilidade é de todos”, destaca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal