Menu
quarta, 16 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Lira tira PSDB da Câmara e pune Rose Modesto, que até cantou em culto de apoio

02 fevereiro 2021 - 09h53O Jacaré

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), anulou ato do antecessor, Rodrigo Maia (DEM), e excluiu os partidos adversários de cargos na Mesa Diretora. A decisão acabou punindo a deputada federal Rose Modesto (PSDB), que era a única candidata ao cargo de segunda secretária. O curioso é que a tucana, punida como primeiro ato, até tocou violão e cantou em um culto evangélico de apoio ao progressista.

Evangélica, Rose traiu o PSDB, que tinha fechado com o deputado Baleia Rossi (MDB), de São Paulo. O emedebista tinha o apoio de nove partidos, que incluía ainda o PT, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

A deputada sul-mato-grossense vinha participando de almoços e outros eventos de apoio a Lira. O último foi um culto evangélico na casa do deputado em Brasília. O encontro causou polêmica porque houve aglomeração de deputados, que não usaram máscaras durante o culto. Rose também não seguiu as regras sanitárias para evitar a proliferação da covid-19.

Com o apoio ostensivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira obteve 302 votos e ganhou no primeiro turno, humilhando Rodrigo Maia, que havia patrocinado a candidatura de Rossi. Nem o DEM, partido do deputado carioca, acatou sua orientação e acabou fechando com o candidato governista.

Eleito presidente, Arthur Lira desconsiderou o bloco de nove partidos formado por Maia e Baleia Rossi e ainda anulou a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora. Rose Modesto era candidata única e foi indicada para a vaga do PSDB. O apoio a Lira dentro do ninho tucano teria sido comandado pelo ex-senador Aécio Neves, de Minas Gerais e uma penca de processos por corrupção e improbidade.

O resultado da votação ontem

  • Arthur Lira (PP-AL): 302 votos
  • Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos
  • Luiza Erundina (PSOL-SP): 16 votos
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13 votos
  • André Janones (Avante-MG): 3 votos
  • Kim Kataguiri (DEM-SP): 2 votos
  • General Peternelli (PSL-SP): 1 voto

Os partidos e blocos deverão apresentar os seus candidatos até às 13h desta terça-feira (2). A eleição vai ocorrer a partir das 16h. A expectativa de Lira é indicar apenas os aliados para compor a Mesa Diretora da Câmara e punir os partidos adversários, como PT, MDB e PSDB. Ao mirar o PSDB, o presidente da Câmara vai punir a fiel aliada em Mato Grosso do Sul.

Aliás, não é a primeira vez que Rose Modesto trai a orientação do partido. Nas eleições do ano passado, ela ignorou a aliança do PSDB com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e apoiou a candidata a prefeita do Podemos, delegada Sidnéia Tobias. Ela ainda patrocinou as candidaturas a vereador da sigla, que garantiu três vagas na Câmara Municipal da Capital.

Até o momento, Rose não se manifestou sobre o ato de Arthur Lira.

Os partidos de oposição decidiram na madrugada de hoje ir ao Supremo Tribunal Federal contra o primeiro ato do presidente da Câmara. “Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira”, destacaram, em nota.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Autor de atropelamento na Rio Branco é comissionado da Prefeitura de Corumbá
SAÚDE
Corumbá leva vacina contra a Covid-19 para a região do Taquari
POLICIAL
PMA apreende 1.289 kg de droga com adolescente paraguaio
TURISMO
Turismo de MS participa de webinar nesta quarta-feira e se aproxima do mercado irlandês
PROTESTO
Ciclistas fazem protesto após morte de empresária na Rio Branco
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial
SAÚDE
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V
CIDADE
Na busca pelo equilíbrio e razoabilidade, Prefeitura autoriza funcionamento do comércio
CORONAVÍRUS
Com 25 mil casos em 15 dias, junho pode bater recorde de infectados por covid em MS
GERAL
Homem sofre queda de telhado e fica ferido

Mais Lidas

GERAL
Donos de pizzaria em Corumbá investem em dark kitchen do Divino Fogão
GERAL
BR 262: Sem acostamento caminhão tomba saindo da estrada
LUTO
Professor de tênis Orlando Papa morre vítima da Covid-19
EDUCAÇÃO
Segue aberto período de inscrições para cursos do Pronatec/MS