Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Lideranças indígenas pedem apoio do Governo do Estado para melhorar saúde das comunidades

22 julho 2016 - 10h29Notícias MS

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (21) um grupo de lideranças indígenas de diversas etnias pedindo apoio do Governo Estadual para buscar melhorias na saúde das comunidades. Formado por seis caciques e outras lideranças, o grupo coordenou o bloqueio da BR I63 no início da manhã.

Os indígenas reivindicam a substituição dos coordenadores da saúde que atendem às comunidades indígenas no Estado, uma responsabilidade do Governo Federal desempenhada por meio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), e querem ir até Brasília levar suas reivindicações. “O nosso clamor é que o senhor (Secretário Riedel) intermediasse por nós”, pediu o cacique terena Janio Reginaldo, agradecendo a disponibilidade do Governo Estadual em atender ao grupo.

O secretário Riedel se comprometeu em buscar informações e intermediar junto ao Governo Federal para que o grupo tenha suas demandas ouvidas. “Vamos fazer um contato para saber  como está sendo tratado o assunto por lá (em Brasília) e tentar esgotar as articulações. Vamos encaminhar a reivindicação ao ministro Padilha (Casa Civil)”, adiantou Riedel.

O secretário Riedel lembrou aos caciques que representantes do Governo Federal estiveram no Estado no início de julho, em comissão formada por integrantes do Ministério da Justiça, Casa Civil da presidência da República e Advocacia Geral da União (AGU) com objetivo de resolver o conflito por terras instalado na região Sul, mais especificamente em Caarapó.

Entre os representantes federais estava o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Renato Vieira, interlocutor federal nas questões indígenas a quem o Estado vai recorrer para levar a demanda dos caciques.

Junto com o secretário, receberam  os indígenas a subsecretária de Políticas Públicas para População IndígenaSilvana  Terena, o superintendente de Saúde,  Maurício Peralta, e o coordenador da Caravana da Saúde, Sergio Gonçalves. “Os caciques confiam no Governo do Estado pela receptividade e sensibilidade de diálogo que tem tido com as comunidades, então saíram da BR para vir buscar apoio e interlocução, ainda que saibam que esse é um problema do Governo Federal”, afirmou Silvana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico
Repercussão
Postura fará nova vistoria em bar da rua América
Plantão
Bombeiros registram cinco ocorrências e três vítimas em 24 horas
Inclusão
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá

Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Polícia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões