Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Lideranças indígenas pedem apoio do Governo do Estado para melhorar saúde das comunidades

22 julho 2016 - 10h29Notícias MS

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (21) um grupo de lideranças indígenas de diversas etnias pedindo apoio do Governo Estadual para buscar melhorias na saúde das comunidades. Formado por seis caciques e outras lideranças, o grupo coordenou o bloqueio da BR I63 no início da manhã.

Os indígenas reivindicam a substituição dos coordenadores da saúde que atendem às comunidades indígenas no Estado, uma responsabilidade do Governo Federal desempenhada por meio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), e querem ir até Brasília levar suas reivindicações. “O nosso clamor é que o senhor (Secretário Riedel) intermediasse por nós”, pediu o cacique terena Janio Reginaldo, agradecendo a disponibilidade do Governo Estadual em atender ao grupo.

O secretário Riedel se comprometeu em buscar informações e intermediar junto ao Governo Federal para que o grupo tenha suas demandas ouvidas. “Vamos fazer um contato para saber  como está sendo tratado o assunto por lá (em Brasília) e tentar esgotar as articulações. Vamos encaminhar a reivindicação ao ministro Padilha (Casa Civil)”, adiantou Riedel.

O secretário Riedel lembrou aos caciques que representantes do Governo Federal estiveram no Estado no início de julho, em comissão formada por integrantes do Ministério da Justiça, Casa Civil da presidência da República e Advocacia Geral da União (AGU) com objetivo de resolver o conflito por terras instalado na região Sul, mais especificamente em Caarapó.

Entre os representantes federais estava o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Renato Vieira, interlocutor federal nas questões indígenas a quem o Estado vai recorrer para levar a demanda dos caciques.

Junto com o secretário, receberam  os indígenas a subsecretária de Políticas Públicas para População IndígenaSilvana  Terena, o superintendente de Saúde,  Maurício Peralta, e o coordenador da Caravana da Saúde, Sergio Gonçalves. “Os caciques confiam no Governo do Estado pela receptividade e sensibilidade de diálogo que tem tido com as comunidades, então saíram da BR para vir buscar apoio e interlocução, ainda que saibam que esse é um problema do Governo Federal”, afirmou Silvana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal