Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Líder comunitário desmente apoio de prefeito na obra da estrada do Porto Esperança

05 agosto 2021 - 13h43Sylma Lima

No final do mês de julho a prefeitura de Corumbá divulgou que o termo de compromisso que autoriza a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) a construir a estrada que liga o distrito de Porto Esperança a BR 262 e duas pontes de concreto na região, havia sido assinado pelo prefeito Marcelo Iunes. A notícia era aguardada por anos pela população da região, que sofre com o isolamento e dificuldade de deslocamento, principalmente em períodos de seca. O distrito do Porto Esperança fica a 70 quilômetros de distância da área urbana de Corumbá. 

A conquista que deveria despertar comemorações e alegria veio acompanhada de polêmica. Isso porque um dos líderes comunitários da região, o senhor José Domingos, desmentiu que o prefeito Marcelo Iunes tenha tido participação na luta pela aprovação dos recursos junto ao Governo do Estado. Em sua rede social, o morador foi bem claro e direto.  

“Agora, muitos já começaram a aparecer dizendo que se empenharam e até que fizeram alguma coisa por nós moradores, mas o povo sabe quem é de verdade e quem é de mentira.  A respeito da publicação que foi feita na rede social do Sr. Prefeito Marcelo Iunes, com todo respeito eu desminto, ele nunca lutou por nada aqui, foi presidente da câmara e nunca fez nada por Porto Esperança, se alguma coisa está acontecendo de bom para nós moradores, devemos ao Deputado Evander e ao Governador Reinaldo Azambuja”, concluiu o morador. 

Ao Capital do Pantanal, o deputado estadual Evander Vendramini afirmou que luta por melhorias para a região do Porto Esperança desde 2012, e que este ano o pedido para realização da obra foi atendido pelo governo. A obra terá início nos próximos dias e será financiada exclusivamente com recursos do Governo do Estado. 

Evander lembra que luta pela construção da estrada do Porto Esperança desde 2012. Evander lembra que luta pela contrução da estrada no Porto Esperança desde 2012. Foto: Arquivo deputado

“É uma obra emblemática do governo para Corumbá e o Pantanal, beneficiando diretamente uma população sofrida, onde as pessoas são privadas do direito de ir e vir e vivem num lugar sem perspectivas de crescimento. O governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso e o acesso em breve se tornará uma realidade”, disse o deputado estadual. 

A comunidade de Porto Esperança é histórica para Corumbá. Começou a ser formada em 1912, com a chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) às barrancas do Rio Paraguai. A economia local é baseada na pesca, turismo e ecoturismo. 

Água de qualidade

Outra obra do governo do estado em benefício ao distrito de Porto Esperança foi a construção da estação de tratamento. A obra recebeu um investimento de R$ 464.193,60 por meio da Sanesul e garante água de qualidade para atender os 130 moradores que vivem na região pantaneira.  

A estação de tratamento também foi objetivo de requerimentos e solicitações realizadas pelo Deputado Estadual Evander Vendramini (Progressistas), desde a época em que era vereador no município de Corumbá. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal