O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou nesta terça-feira (31) um projeto de lei que trata da implantação da Polícia Estadual de Empoderamento da Mulher, em Mato Grosso do Sul.
A lei pretende estabelecer diretrizes para assegurar a igualdade de direitos e liberdades fundamentais das mulheres, com a criação de políticas públicas e integração de órgãos Estaduais, Municipais e Federais.
Uma das medidas previstas para empoderamento feminino é a ampliação da inserção econômica da mulher, proporcionando qualificação profissional e incorporando-as ao mercado de trabalho.
Outras propostas da lei tratam de incentivar a participação feminina na política, nos esportes e competições estaduais e nacionais, além de incentivar atividades de ativismo social e políticas públicas de saúde da mulher e direitos reprodutivos.
A Lei foi proposta pela deputada estadual Antonieta Amorim (MDB) ainda em março deste ano. Na época, a parlamentar apresentou dados indicando que mulheres ganham menos que homens no mercado de trabalho para justificar a proposta.
Comissão vetada
Três artigos do projeto de lei foram vetados pelo governador. Os trechos tratavam da criação de uma Comissão Intersetorial de Empoderamento da Mulher, voltado para a proteção e promoção dos direitos da comunidade feminina.
Para Azambuja, a proposta precisou ser vetada por já existir, no âmbito do governo do Estado, um Conselho Estadual de Direitos da Mulher. O governador também alegou que a prerrogativa para criação de órgãos na estrutura do governo compete ao chefe do Executivo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista

PMA de Miranda e Defesa Civil municipal trabalham no resgate de famílias atingidas por enchentes

Curiosidade: quando foi fabricada a tecnologia Smartwatch

Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS

Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia

Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19
IFMS reabre prazo de matrículas da 1ª chamada para cursos técnicos integrados
Aprovados têm até esta quarta-feira, 27, para fazer a matrícula em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Retificação altera datas previstas para novas chamadas

Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
