Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Lançado Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai

09 maio 2018 - 14h16Sylma Lima

 A Região Hidrográfica do Paraguai dará em 2018 um passo grande em sua recuperação. Após três anos de estudos, a área que corresponde à porção brasileira da Bacia do Paraguai, onde estão o Pantanal e boa parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebeu em maio uma importante ferramenta de gestão. O documento traz o diagnóstico, perspectivas e diretrizes para os instrumentos de gestão, bem como metas, ações e um programa de investimentos, a ser conduzido pelo poder público e acompanhado pela sociedade civil. Os investimentos previstos somam aproximadamente R$ 83 milhões.

 A ferramenta é o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (PRH Paraguai), elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), já aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Na próxima terça-feira, dia 15, o documento será apresentado em um encontro que reunirá representantes do Governo Federal, Estado e Prefeituras dos municípios localizados na Bacia. O evento ocorrerá entre 18h30 e 20h30, no Auditório do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, MS. O endereço é: Rua Desembargador Leão Neto do Carmo s/n - Parque dos Poderes.

 No encontro, será apresentado o processo de construção participativa do PRH Paraguai, além dos resultados alcançados e as estratégias para viabilizar a sua implementação. No ano passado, centenas de pessoas, entre empresários, representantes comunitários, do poder público e de universidades estiveram presentes em reuniões públicas e oficinas regionais, organizadas em cidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Boa parte das soluções encontradas para a Região Hidrográfica, da gestão de recursos hídricos à mediação de conflitos, foi discutida nesses eventos.

Sobre a ANA e o PRH Paraguai

 O PRH Paraguai se constitui em importante subsídio para a tomada de decisões rumo à sustentabilidade hídrica da Região Hidrográfica do Paraguai. Fornece uma visão integrada dos seus recursos hídricos e fortalece a atuação contínua e articulada dos diversos atores envolvidos. Assim, passa a ser um instrumento fomentador da gestão dos recursos hídricos de forma efetiva, garantindo o seu uso múltiplo, racional e sustentável, em benefício das gerações presentes e futuras. (Informações do Imasul)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar