Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ladário realiza operação de guerra contra mosquito Aedes Aegypti

20 outubro 2016 - 09h11Redação

Começou na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, uma megaoperação de prevenção e conscientização de combate contra o mosquito Aedes Aegpyti, responsável por transmitir a dengue, Febre Chikungunya e o ZiKa Vírus, doenças essas que estão assustando a população brasileira. A ação que é desenvolvida pelo município, por meio da Secretaria de Saúde conta com apoio Militares da Marinha, bem como Agentes de Saúde e Endemias.

Percorrendo todos os bairros da cidade, o intuito da ação, que tem como lema: “Guerra contra o Mosquito Aedes Aegpyti 2016/2017”, conta com mais de 20 profissionais envolvidos, sendo 15 Agentes de Endemias, 07 Agentes Comunitários de Saúde e  20 Militares da Marinha do Brasil.

De acordo com o secretário de Saúde Cleber Colleone, os trabalhos têm como objetivo levar a conscientização para a população em manter seu quintal limpo, eliminando desta maneira os locais que possam servir como criadouro do mosquito.     

os primeiros bairros a receberem a visita foram os da parte alta. Foto: PML

“As nossas equipes irão bater de porta em porta para orientar os moradores sobre os riscos que todos nós corremos, por conta do mosquito. Dez minutos do dia, podemos sempre olhar para a residência e os quintais e eliminar os locais que sirvam como criadouro. Já estamos entrando em um período que requer muita atenção, mesmo tendo os números controlados em relação ao Aedes Aegpyti”, disse Cleber.

Além das orientações, também será repassada à informação de que os entulhos ou qualquer objeto, que esteja acumulando água e que sirva como criadouro, deverá ser colocado nas calçadas, “a nossa equipe passará recolhendo os materiais, porém, cada morador é responsável por manter limpa sua casa e quintal. A prevenção ainda é o melhor remédio”, falou o secretário.

Nas últimas dez semanas, que correspondem da 29 a 39, Ladário registrou apenas seis notificações de dengue, sendo que, durante o ano de 2016, foram ao todo, até a semana 39, 160 casos, conforme a registra a Secretaria Estadual de Saúde.

“Os números demonstram que os trabalhos refletem positivamente. Por isso é importante manter os esforços e a população tem que ter essa conscientização que é a nossa aliada para continuarmos com esses resultados”, acrescentou Cleber Colleone.

A Marinha do Brasil ajuda na megaoperação de combate ao mosquito. Foto: PML 

?Primeiros Bairros

A ação teve início nos bairros da parte alta da cidade. Os primeiros a receberem a visita das equipes são Alta Floresta I e II, Nova Aliança, Potiguar e Almirante Tamandaré onde persistentemente encontramos os maiores índices de infestação pela larva do Aedes.

Atenção redobrada

Durante o verão de 2016, milhares de crianças e famílias inocentes sofreram com as consequências advindas da infecção pelo Zika vírus, e neste verão de 2017 além deste flagelo outra doença ameaça as famílias brasileiras. A Febre do Chickungunya.

A infecção pelo Chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue e do Zika vírus. Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos.

Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.

“Mesmo sendo ainda desconhecida pela população, é necessário atenção redobrada, até o momento não tivemos nenhum caso suspeito da febre chikungunya, por isso é de extrema importância que a população se atente nas orientações e que também participem junto nessa Guerra pela prevenção”, finalizou Colleone.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal