Encontro realizado nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, reuniu ambulantes, barraqueiros e autoridades municipais para discutir e alinhar as diretrizes de segurança e organização do Carnaval 2025 de Ladário. O encontro contou com a presença de diversas lideranças, entre elas os gestores da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Renan Encinas; da Fundação de Cultura, Francisco Siqueira; e da Agência Municipal de Trânsito (AGEMTRAT), Rosalina Barcellos; além de profissionais da área da saúde e segurança alimentar.
A principal preocupação da reunião foi garantir a segurança dos foliões e a organização do evento. Pela primeira vez, o Carnaval de Ladário foi antecipado, e a estrutura montada para este ano é completamente nova, reformulada com foco na diversão e na segurança do munícipe. Para promover a regularização e a padronização, os barraqueiros e ambulantes que atuarão no evento participaram de palestras sobre políticas sociais, geração de renda e procedimentos de cadastramento.
Segurança Alimentar e Cuidados Sanitários
A segurança alimentar também foi um dos temas centrais da reunião. As nutricionistas, Laura Helena e Nathália Meneses, apresentaram diretrizes sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, com ênfase na higiene, no correto armazenamento dos produtos e na utilização de luvas e toucas sempre que necessário. Essas medidas visam garantir um serviço de qualidade e segurança aos foliões durante o evento.
Proteção da Criança e do Adolescente
Kamila Magalhães e Aurianny Cidral, da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) convocaram os ambulantes e barraqueiros a se engajarem na prevenção da violência sexual contra menores, alertando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e a necessidade de evitar qualquer situação de trabalho infantil. Durante a reunião, foram distribuídas cartilhas informativas e foi reforçado o Disque 100, como canal de denúncia.
A equipe de assistência social destacou a importância do envolvimento da comunidade na fiscalização e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O Coordenador do Conselho Tutelar de Ladário, Everton da Silva Moraes, garantiu que o órgão estará atuante durante o evento, oferecendo suporte protetivo e garantindo o cumprimento dos direitos dos menores.
Compromisso com um Carnaval Seguro
Com uma nova estrutura e um planejamento reforçado, o Carnaval 2025 de Ladário promete ser um evento seguro e organizado para todos os foliões. A iniciativa da Administração Pública Municipal, juntamente com as instituições envolvidas, busca proporcionar um ambiente de festa e diversão com responsabilidade social e segurança alimentar. A Prefeitura de Ladário reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a cultura da cidade, promovendo um Carnaval inclusivo e seguro para todos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
