Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Ladário comemora seis anos da Apa Baía Negra com programação festiva

20 setembro 2016 - 09h11Redação

Em 2016 a Área de Preservação Ambiental Baía Negra comemora seis anos, por isso, a Fundação de Meio Ambiente realiza em parceria com secretarias e outras fundações da administração municipal uma intensa programação festiva.  A APA é única área de proteção ambiental do Pantanal. 

O evento que acontecerá no dia 24 de setembro durante todo o dia, terá inicio às 8h00 e contará com apresentações culturais, esporte aventura e contemplativo, bem como de exposições relacionadas à vida na localidade com a participação da Marinha do Brasil; da PMA com os Florestinhas; PrevFogo; Ibama; Embrapa Pantanal, UFMS, Geopark Bodoquena Pantanal, Corpo de Bombeiros, Artesanatos locais  e moradores da região que ficarão responsáveis pela praça da alimentação.

O local das atividades será na antiga pousada Vitória Régia, hoje sede do comitê gestor da APA, parte rural do município. A entrada é gratuita.

A unidade de conservação possui aproximadamente seis mil hectares de domínio da União, hoje ocupada por uma comunidade ribeirinha que sobrevivem da   cultura de subsistência, criação de pequenos animais, a extração de arroz, pesca artesanal com captura de iscas e donos de pousadas. .

A Apa Baía Negra é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável no Pantanal, que agrega preservação ambiental e sobrevivência das populações tradicionais.  O objetivo é a ocupação sustentável, pois o local possui um valor inesgotável de riquezas históricas, turísticas e arqueológicas, como apontaram os estudos feitos pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na região, durante a sua criação.

A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas, em cada uma delas. Hoje, aproximadamente 48 famílias vivem na Apa Baía Negra.

Significativa e importante para o contexto histórico do município, a APA também foi considerada como o melhor lugar deste ano para ser realizado a final do campeonato nacional de Enduro de Regularidade. A cidade receberá pilotos de diversos estados do Brasil para o 5º Enduro Pantaneiro, evento esse já consagrado no estado será válido pela 9ª e 10º etapa do Estadual de Enduro de Regularidade e também para a grande final do Campeonato Brasileiro de Regularidade 2016.

Os dois dias de prova serão nas localidades da Área de Proteção Ambiental (APA Baía Negra). O percurso dessa edição será totalmente diferente dos anos anteriores e a mais nova trilha é a “Caveirinha” com muitas pedras em com uma subida de dois mil metros de altura, além de adrenalina os competidores também poderão desfrutar de um visual único e deslumbrante do Pantanal.

No sábado dia 24 às 9h00, a largada oficial será em frente ao Pórtico da Marinha e as trilhas  terão o percurso de aproximadamente 150 km de nível médio com baixa dificuldade. Já no domingo, 25, a largada oficial será às 08 horas em frente ao Pórtico da Marinha. A prova é opcional apenas para os pilotos do Campeonato Estadual e o percurso terá aproximadamente 140 km, com trilhas de nível alto e maiores dificuldades, onde a resistência e superação serão os fatores decisivos da prova.

O campeonato, bem como todas as programações que acontecerão durante o período matutino e vespertino na APA, fazem parte das comemorações do sexto ano de criação da Baía Negra como Área de Proteção Ambiental.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na Câmara
Em Corumbá pelos 150 anos da Comarca, membros do judiciário receberão Títulos de Hóspedes de Honra
Em Bonito
Levantamento inicial não encontra tiros e polícia vai periciar sucuri encontrada morta