Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Governo - O ESTADO QUE CRESCE JUNHO
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

Ladário: 238 anos com investimentos em infraestrutura, educação e cultura

02 setembro 2016 - 09h58Redação
Foto: PML

Na Infraestrutura

Em meio à crise econômica que afeta o país, a Prefeitura de Ladário vem mantendo firme a intenção de prosseguir com os objetivos propostos pela administração em 2016. Porém, apesar das preocupações, alguns trabalhos seguem, mas nada disso, impede algumas adequações que foram necessárias para dar continuidade aos projetos desenvolvidos.

Com ações estratégicas que apontam para o futuro, Ladário está trilhando o caminho para o desenvolvimento. A atual administração vem investindo na Infraestrutura, Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e a Cultura, que por meio de eventos, integram cada vez mais a participação de artistas locais, dando a oportunidade de mostrarem o seu trabalho.

Um dos grandes avanços está nos bairros da cidade, que receberam a pavimentação asfáltica, como a Rua Pedro Felicidade, no SEAC, Saldanha da Gama, via que liga a região Central, com a parte alta da cidade e a execução de calçadas na Getúlio Vargas, rua Riachuelo e também na Frei Liberato, que corta os bairros Alta Floresta I e II e Nova Aliança até a BR-262.

Foto: PML

?Na Educação

Na educação, o município investe em trabalhos educacionais, onde a partir deste ano, os moradores do Conjunto SEAC, ganharam duas novas unidades escolares, A Escola Irmã Régula, atendendo 103 crianças, e o Centro Municipal de Educação Infantil– CEMEI Mariano da Silva Carneiro, com 90 crianças, que frequentam a creche regularmente.

Ao todo, hoje, a cidade é dotada de 08 escolas urbanas, onde duas delas ganharam salas climatizadas, e 01 rural, no Projeto de Assentamento 72 e seis CEMEIS, com duas climatizadas, atendendo aproximadamente 3,8 mil alunos matriculados na Rede.

De acordo com Plano Nacional de Educação, Ladário já superou a meta 01 (um) do plano, que é atender no mínimo 50% das crianças até três anos, matriculadas nos CEMEIS, ou seja, meta essa com perspectivas para ser atingida até 2024, mas que diante do esforço dos trabalhos, que é eficaz, foi atingida já no primeiro semestre de 2016.

Lazer educativo

Um dos grandes projetos desenvolvidos pela Prefeitura, inclui o “Circuito das Praças”, que tem o propósito de retomar os locais que são de convívio social por excelência, assim, como revitalizar Praças degradadas e abandonadas de forma colaborativa com os moradores do entorno, fazendo com que os espaços públicos, voltem a ser atrativo à população ladarense, trazendo o lazer de forma educativo.

Todas as Praças recebem o projeto que vem levando vida, de volta as Praças, por meio de apresentações culturais e também atividades, designadas a cada Secretaria ou Fundação, que fica responsável por desempenhar as ações nas Praças do município pantaneiro.

Foto: PML

?Investimentos na classe cultural e artística de Ladário

Abrindo espaço e oportunizando os valores culturais de Ladário, a Fundação de Cultura vem trazendo ao longo desses anos, trabalhos que proporcionam a chance de artistas locais, mostrarem o seu valor.

Com participações em eventos culturais e também religiosos, Ladário vem ganhando espaço no cenário artístico e cultural. Uma das grandes conquistas, recentemente, foi à instalação da Casa da Cultura.

Localizada no prédio do Antigo Cine Ladário, na principal Avenida da cidade, a 14 de Março, a Casa da Cultura é um espaço voltado para a classe cultural, moradores e turistas que passeiam por Ladário. No espaço também funciona a sede da Fundação.

Considerada uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, o município possui uma história rica e prédios que retratam sua linha do tempo, como o antigo Cine Ladário, a Loja Maçônica, Centro Espirita, prédio da Lealdade, Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Colégio São Miguel, Koxixo e o Pórtico do 6º DN, já tombado pelo IPHAN em 2011, como patrimônio histórico nacional. 

Outro ponto forte são as manifestações culturais e religiosas, que a cada ano vem crescendo na região, mostrando os valores e riquezas de um povo, que mantém as suas tradições pelas ruas da Pérola do Pantanal. O Carnaval, tradicional por ser um dos melhores do Estado, o banho de São João nas Águas do rio Paraguai, que está em processo de tombamento histórico e a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios, que este ano teve a sua imagem tombada como patrimônio histórico, cultural e religioso de Ladário, são umas das manifestações que ajudam a manter viva a cultura popular em Ladário.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Bombeiros Militares executam mais de 500 ações de prevenção a incêndios florestais
GERAL
Evander comemora licitação para pavimentar estrada de Corumbá a Porto Esperança
CORONAVÍRUS
MS vai receber 150 mil doses da vacina da Janssen para estudo de vacinação e massa
POLICIAL
PM de Corumbá prende indivíduo com mandados de prisão em aberto
GERAL
Deputada Bia Cavassa comemora aprovação de piso salarial para secretários escolares
POLICIAL
Autor é preso por furto em oficina no Cristo Redentor
SAÚDE
Com cobertura em 40,06%, campanha de vacinação contra a Influenza continua em MS
SAÚDE
Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em mata e alertam para prevenção
POLICIAL
Homem é preso por descumprimento de medida protetiva no Aeroporto

Mais Lidas

POLICIAL
PM atende ocorrência de abandono de criança no Cristo Redentor
POLICIAL
Delegado acusado de assassinato de boliviano vai a júri popular
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Nova Corumbá