Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ladário: 238 anos com investimentos em infraestrutura, educação e cultura

02 setembro 2016 - 09h58Redação
Foto: PML

Na Infraestrutura

Em meio à crise econômica que afeta o país, a Prefeitura de Ladário vem mantendo firme a intenção de prosseguir com os objetivos propostos pela administração em 2016. Porém, apesar das preocupações, alguns trabalhos seguem, mas nada disso, impede algumas adequações que foram necessárias para dar continuidade aos projetos desenvolvidos.

Com ações estratégicas que apontam para o futuro, Ladário está trilhando o caminho para o desenvolvimento. A atual administração vem investindo na Infraestrutura, Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e a Cultura, que por meio de eventos, integram cada vez mais a participação de artistas locais, dando a oportunidade de mostrarem o seu trabalho.

Um dos grandes avanços está nos bairros da cidade, que receberam a pavimentação asfáltica, como a Rua Pedro Felicidade, no SEAC, Saldanha da Gama, via que liga a região Central, com a parte alta da cidade e a execução de calçadas na Getúlio Vargas, rua Riachuelo e também na Frei Liberato, que corta os bairros Alta Floresta I e II e Nova Aliança até a BR-262.

Foto: PML

?Na Educação

Na educação, o município investe em trabalhos educacionais, onde a partir deste ano, os moradores do Conjunto SEAC, ganharam duas novas unidades escolares, A Escola Irmã Régula, atendendo 103 crianças, e o Centro Municipal de Educação Infantil– CEMEI Mariano da Silva Carneiro, com 90 crianças, que frequentam a creche regularmente.

Ao todo, hoje, a cidade é dotada de 08 escolas urbanas, onde duas delas ganharam salas climatizadas, e 01 rural, no Projeto de Assentamento 72 e seis CEMEIS, com duas climatizadas, atendendo aproximadamente 3,8 mil alunos matriculados na Rede.

De acordo com Plano Nacional de Educação, Ladário já superou a meta 01 (um) do plano, que é atender no mínimo 50% das crianças até três anos, matriculadas nos CEMEIS, ou seja, meta essa com perspectivas para ser atingida até 2024, mas que diante do esforço dos trabalhos, que é eficaz, foi atingida já no primeiro semestre de 2016.

Lazer educativo

Um dos grandes projetos desenvolvidos pela Prefeitura, inclui o “Circuito das Praças”, que tem o propósito de retomar os locais que são de convívio social por excelência, assim, como revitalizar Praças degradadas e abandonadas de forma colaborativa com os moradores do entorno, fazendo com que os espaços públicos, voltem a ser atrativo à população ladarense, trazendo o lazer de forma educativo.

Todas as Praças recebem o projeto que vem levando vida, de volta as Praças, por meio de apresentações culturais e também atividades, designadas a cada Secretaria ou Fundação, que fica responsável por desempenhar as ações nas Praças do município pantaneiro.

Foto: PML

?Investimentos na classe cultural e artística de Ladário

Abrindo espaço e oportunizando os valores culturais de Ladário, a Fundação de Cultura vem trazendo ao longo desses anos, trabalhos que proporcionam a chance de artistas locais, mostrarem o seu valor.

Com participações em eventos culturais e também religiosos, Ladário vem ganhando espaço no cenário artístico e cultural. Uma das grandes conquistas, recentemente, foi à instalação da Casa da Cultura.

Localizada no prédio do Antigo Cine Ladário, na principal Avenida da cidade, a 14 de Março, a Casa da Cultura é um espaço voltado para a classe cultural, moradores e turistas que passeiam por Ladário. No espaço também funciona a sede da Fundação.

Considerada uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, o município possui uma história rica e prédios que retratam sua linha do tempo, como o antigo Cine Ladário, a Loja Maçônica, Centro Espirita, prédio da Lealdade, Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Colégio São Miguel, Koxixo e o Pórtico do 6º DN, já tombado pelo IPHAN em 2011, como patrimônio histórico nacional. 

Outro ponto forte são as manifestações culturais e religiosas, que a cada ano vem crescendo na região, mostrando os valores e riquezas de um povo, que mantém as suas tradições pelas ruas da Pérola do Pantanal. O Carnaval, tradicional por ser um dos melhores do Estado, o banho de São João nas Águas do rio Paraguai, que está em processo de tombamento histórico e a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios, que este ano teve a sua imagem tombada como patrimônio histórico, cultural e religioso de Ladário, são umas das manifestações que ajudam a manter viva a cultura popular em Ladário.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal