Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Laboratório Aberto do Senai é reestruturado para criação de novos produtos

29 junho 2018 - 09h11Kamilla Marques

Em funcionamento desde 2014, o Laboratório Aberto do Senai de Inovação e Criatividade, que integra o Complexo do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos e Bebidas), em Dourados (MS), foi reestruturado e agora passa a oferecer um ambiente de coworking – espaço de trabalho em que se compartilham recursos - muito mais moderno e funcional para receber, sem qualquer custo, pessoas interessadas em desenvolver produtos inovadores no segmento da alimentação.

Repaginado, o local está equipado com seis estações de trabalho com acesso a Wi-Fi e dois pontos de rede cada, coworking, sala de reunião interativa, espaço gourmet, mesa colaborativa e área de integração e, por último, o CPA (Centro de Processamento de Alimentos), onde são prototipadas novas ideias. “Identificamos uma necessidade conectar o Senai e seus alunos com estudantes das universidades, empresas e profissionais de diversas áreas em um ambiente propício e que, de forma colaborativa, podem desenvolver novos produtos e processos em prol das necessidades industriais”, detalhou o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Leandro Gustavo Schneider.

Ele completa que, preenchendo essa lacuna, o Senai vai ampliar os serviços e oferecer melhores instalações para os clientes. O visitante em busca de suporte para desenvolver ideias de novos produtos e, inclusive, testá-los, terá à disposição uma equipe multidisciplinar qualificada para auxilia-lo a encontrar soluções para o seu negócio, desde prototipagem, modelagem de negócio, pesquisa e desenvolvimento e acesso aos serviços do IST, como consultoria em processos produtivos e legislações e laboratório de análises na área de alimentos e bebidas.

“O espaço foi repensado de maneira a favorecer ainda mais aos nossos parceiros a desenvolverem projetos e, junto com o Senai, encontrar produtos e soluções inovadoras em alimentos”, acrescenta Evelin Marinho, engenheira de alimentos responsável pelo atendimento à área de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.

O Laboratório Aberto Senai já desenvolveu diversos produtores inovadores, de ração para jacaré, passando por shake para idosos, bebidas, embutidos e produtos instantâneos. O local é o primeiro e único que atua no apoio a competitividade das indústrias de alimentos e bebidas, desde o refinamento do conceito da ideia, o desenvolvimento e testes de produtos e processos, assim como o apoio na criação do modelo comercial, utilizando o modelo de co-criação entre especialistas do Senai e empreendedores.

O espaço é acessível a qualquer pessoa física ou jurídica, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com hora marcada, basta agendar uma visita com a equipe técnica do laboratório pelo telefone (67) 3411-2637 ou 2636. O Senai Nacional mantém outro seis laboratórios em locais com concentração de incubadoras e parques tecnológicos: Belo Horizonte (MG), na área de prototipagem mecânica, virtual e eletroeletrônica; Campina Grande (PB), em automação industrial; Manaus (AM), prototipagem e qualificação de sistemas eletrônicos; Maringá (PR), metalmecânica; Rio de Janeiro (RJ), prototipagem mecânica, virtual e eletroeletrônica; e Salvador (BA), prototipagem mecânica, marcenaria, pintura, soldagem, usinagem, conformação, montagem e acabamento, hidráulica e pneumática.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado já está disponível para consulta
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa