Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Justiça determina que Estado de MS disponibilize medicamentos e materiais de uso contínuo para tratamento de pacientes ostomizados

04 julho 2019 - 08h05MPMS

O Juiz de Direito David de Oliveira Gomes Filho deferiu o pedido de Tutela Antecipada e determinou que o Estado de Mato Grosso do Sul, no prazo de 30 dias, adquira todos os medicamentos, insumos e materiais de uso essencial/contínuo para tratar os pacientes ostomizados.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, ingressou com Ação Civil Pública c/c Pedido de Tutela Provisória de Urgência em face do Estado de MS, alegando a ausência de materiais e medicamentos de uso contínuo para pacientes ostomizados. Nos autos constam diversas reclamações dos usuários ostomizados, de que estariam há vários meses sem receber seus materiais de uso diário para suas respectivas ostomias. Foi anexado ao processo o ofício datado de 29/05/2019, subscrito pela Presidente da Associação dos Ostomizados de MS, o qual ratifica a omissão do Estado na entrega do material de uso essencial para os pacientes ostomizados. No documento, a Presidente da Associação cita a situação de um bebê de 4 meses com ostoma de duas bocas que estaria sem material infantil e, por consequência, utilizando material para adulto, o qual lhe causaria dermatite (assadura) devido ao uso de dispositivo inadequado.

Na decisão, o Juiz de Direito fixou multa no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) em favor de cada paciente que fizer prova de sua condição e do desamparo sofrido.

Outra decisão

O Juiz José Eduardo Neder Meneghelli, Relator em Substituição Legal, acatou o Pedido de Antecipação de Tutela Recursal e determinou que o Estado de MS disponibilize um médico especialista em “gastroenterologia adulta” para atender uma vez por semana os pacientes com fibrose cística junto ao IPED-APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE) de Campo Grande.

Na Ação Civil Pública em face do Estado de MS a Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti requereu a regularização do fornecimento de enzimas pancreáticas 10.000 e 25.000 UI aos pacientes com fibrose cística, bem como a disponibilização de um médico gastroenterologista adulto para integrar a equipe de atendimento multidisciplinar no IPED-APAE, tendo o Juiz de 1º grau indeferido os pedidos liminares.

Como houve regularização superveniente do estoque de enzimas, o Ministério Público Estadual agravando da decisão, insurgiu-se apenas em relação a não disponibilização de médico gastroenterologista, o que foi deferido pelo Juiz Relator do recurso.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril