Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Júri Simulado debate abuso sexual contra crianças e desperta formação crítica

21 abril 2017 - 08h43Assessoria Moinho

O Programa Proteger é Preciso, uma parceira do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano com a Vale e Fundação Vale para o combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, completa um ano de ações para seus 280 beneficiários e estudantes das escolas da rede pública de Corumbá e Ladário. Essas ações já contemplaram 22 escolas e envolveram mais de 2 mil estudantes.

Nesta terça e quarta-feira, em mais uma etapa do programa, os estudantes participaram do Júri Simulado, assumindo os papéis de acusadores, defensores e testemunhas nos debates que giraram em torno do filme “Confiar”, uma produção norte-americana de 2010 que conta o envolvimento de uma adolescente de 14 anos (Anne) com um homem de 38 (Charlie) iniciado em um bate-papo pela internet assim que ela ganha seu primeiro notebook.

Durante todo o drama Anne se sente convencida de que está apaixonada por Charlie e defende o acusado, até que uma colega de escola descobre o envolvimento e decide contar para o diretor da escola. O homem era na verdade um profissional em induzir e seduzir adolescentes, e já tinha três passagens registradas pela polícia pelo crime de abuso sexual. No final do Júri Simulado, decisão unânime dos estudantes: Charlie é culpado e deve responder pelo crime de abuso sexual.

“Quando percebemos algo errado, precisamos meter a colher, sim, se não for para contar diretamente a uma pessoa de confiança, denuncie pelo Disque 100, o número da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos”, alertou a assistente social do Moinho, Thayla Cuellar, que coordenou os debates do Júri Simulado. “Vítimas de abuso sexual podem ter consequências pela vida inteira”.

Diretora Excecutiva do Moinho, Márcia Rolon, ressalta a formação de intérpretes-criadores no instituto. Foto: Assessoria Moinho 

O Júri Simulado, comum entre os estudantes de Direito, é muito importante para despertar o sentimento crítico e participativo de crianças e adolescentes, uma das missões levadas pelo Moinho em seus treze anos de atividades. “O Moinho vai além da dança, da música, da tecnologia, porque fornece uma formação crítica, queremos pessoas que conseguem transformar a sociedade e fazer um mundo melhor”,  ressaltou a diretora executiva do Moinho, Márcia Rolon, após a conclusão do Júri Simulado. “Queremos formar interpretes-criadores, ou seja, aqueles que criam a sua própria história, que façam a diferença”.

O Moinho mantém 280 beneficiários em aulas de música, dança, apoio escolar, educação ambiental, cidadania e tecnologia no contraturno escolar e conta com o patrocínio máster da Vale, patrocínio da Cielo, parceria da J.Macedo e tem como parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário e a Prefeitura de Puerto Suarez.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24