As judocas sul-mato-grossenses Camila Gebara (+78kg) e Layana Colman (52kg), embarcam amanhã para o Rio de Janeiro, para se integrarem à seleção brasileira. As duas foram convocadas para a disputa do Aberto Europeu de Tallin, na Estônia, nos dias 10 e 11 de setembro. Esta primeira convocação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) após o Rio 2016, inicia o ciclo para a Olimpíada de Tóquio em 2020.
Para a peso-pesado Gebara, a convocação é o início da fase mais importante de sua carreira. “É o começo de uma jornada, serão quatro anos de muito trabalho. Este campeonato é pra valer, começa a pontuação para o ranking olímpico 2020”, avalia a douradense da academia Sakurá.
Aos 21 anos, Camila já foi selecionada para representar o Brasil em três desafios internacionais - conquistou o ouro em todas. Os torneios foram contra a Itália, em 2014, a Áustria, em 2015, e a Coreia do Sul, neste ano.
Já a campo-grandense Layana, 19 anos, fará sua estreia pela seleção principal. “Acho que agora vai ser muito difícil na categoria sênior. Participei outras vezes, mas na categoria de base”, afirma a judoca, que treina na academia Rocha.
Desde dezembro, Layana baixou de peso e voltou a lutar pela categoria meio leve. “Minha categoria sempre foi esta (até 52kg), estou me sentindo no melhor momento da carreira”, diz a judoca. No ano passado, competiu pela categoria leve (57kg).
Após a conquista de três medalhas olímpicas nos Jogos do Rio 2016, a Confederação Brasileira de Judô prepara competidores para Tóquio 2020. Por isso, segundo o supervisor da gestão das Categorias de Base, o foco nesta convocação foi em jovens atletas que já tiveram resultados expressivos.
“Mas também quisemos dar oportunidade para aqueles que acabaram de sair da base e estão no processo de transição para a equipe principal”, explica Matheus. Além dele, a seleção brasileira será comandada na Estônia, pelos técnicos Alexandre Katsuragi e Yuko Fujii.
O Brasil selecionou doze atletas para o torneio na Europa, sendo seis no feminino. A equipe terá também Yanka Pascoalino (63kg), Aléxia Castilhos (63kg), Samanta Soares (78kg) e Beatriz Souza (+78kg).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
