Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Jogos do IFMS reúnem mais de 250 estudantes em Campo Grande

27 julho 2016 - 10h36Assessoria

Até quinta-feira, 28, os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) reúnem em Campo Grande mais de 250 estudantes de cursos técnicos integrados de nível médio dos dez campi da instituição, para disputas em diversas modalidades esportivas.

O evento reúne provas de atletismo, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, judô e xadrez. As disputas são no Colégio Militar, no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco e na Academia Cultura Física, todos parceiros do IFMS na realização dos Jogos.

“O evento é, principalmente, um momento de integração entre os campi, uma aliança de fortalecimento do IFMS. Que esses estudantes, ao retornarem para suas cidades, sejam agentes multiplicadores das ações de integração por meio do esporte”, ressaltou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Os JIFMS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) desde 2014, com a colaboração dos campi. Nesta edição, são 37 servidores envolvidos com a organização do evento, incluindo os professores de educação física dos campi e quatro enfermeiros da instituição que, em caso de necessidade, irão prestar atendimento.

“Fomentar o esporte em nossa instituição é importante também para permanência e êxito dos estudantes. Hoje, promovemos um evento, mas pensamos em futuramente maximizar o esporte por meio de um programa no IFMS”, apontou Airton Vinholi Junior, pró-reitor de Extensão.

As disputam seguem até esta quinta-feira (27). Foto: Divulgação

Programação – As disputas começaram na tarde de segunda-feira, 25, nas modalidades de handebol, futsal e vôlei, no Colégio Militar.

A abertura oficial do evento ocorreu à noite, na sede provisória do campus na Capital. Além das delegações, a cerimônia contou com a participação do reitor Luiz Simão Staszczak, pró-reitores, dirigentes e membros da comunidade escolar.

A cerimônia contou com apresentações culturais do coral do Campus Campo Grande e do projeto “Poéticas e Tecnologias do Corpo en Cena”.

Na manhã do dia seguinte, foram realizadas as provas da natação, no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco, além de mais competições de handebol, futsal e vôlei.

Nesta quarta-feira, 27, estão previstas provas no atletismo, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. No final da tarde, serão as competições de judô, na Academia Cultura Física.

Na quinta-feira, 28, serão disputadas as finais do handebol e futsal. O encerramento e a cerimônia de premiação dos vencedores estão previstos para ter início às 9h30, também no Colégio Militar.

Experiência – Nathan Jesus da Silva, 17, fez o juramento dos atletas na abertura do evento. Estudante do curso técnico em Metalurgia no Campus Corumbá, participa dos JIFMS desde a primeira edição, sempre se destacando na natação, esporte que começou a praticar com seis anos de idade.

Com mais de 300 medalhas conquistadas, hoje Nathan integra a equipe da Associação de Pais e Amigos da Natação do Pantanal (Apanp), e pretende seguir na carreira.

“Quero tentar uma bolsa de estudos numa universidade de ponta e continuar nadando. Para mim, o esporte representa uma forma de viver, a piscina faz com que eu me sinta leve”, afirmou o estudante, que também compete este ano no futsal e no vôlei de areia.

Para outros estudantes, a experiência nos JIFMS é novidade.

“É muito legal conhecer pessoas de outros campi. Como é meu último ano no IFMS, quis muito participar. Estamos treinando desde maio”, disse a estudante Izabela Piazza 18, do curso técnico de Informática, que integra a equipe de futsal do Campus Campo Grande.

As delegações dos novos campi do IFMS (Dourados, Jardim e Naviraí) também participam pela primeira vez.

“Já conheci muitas pessoas de Aquidauana e Ponta Porã. A gente acaba torcendo para outros campi e eles torcem nos nossos jogos também”, disse, animada, a estudante Emily Cabral, 15, do curso técnico em Informática para Internet, enquanto se preparava para uma partida de futsal. Ela também participa da equipe de handebol do Campus Dourados.

Para os professores que integram as delegações, os JIFMS são a oportunidade de ver, na prática, o trabalho executado nos campi.

“Conquistamos pelo terceiro ano consecutivo a medalha de ouro no vôlei feminino. Nossa etapa local dos Jogos em Coxim é bem forte, nossa equipe é bem animada e os estudantes são muito disciplinados”, ressaltou a professora de educação física Mariana de Oliveira, que participou dos JIFMS também nos dois anos anteriores.

JIFMS – A organização do evento destaca as parcerias para realização e o aumento do número de participantes nesta edição.

“Neste ano, fortalecemos as parcerias com as federações esportivas, Colégio Militar e Corpo de Bombeiros. Aumentamos o número de atletas participantes e, apesar das dificuldades, estamos conseguindo melhorar o evento a cada edição”, apontou o coordenador-geral dos JIFMS e diretor de Extensão da instituição, Marcelo de Oliveira.

A previsão é que a comissão organizadora dos JIFMS escolha em torno de 60 estudantes para participarem da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-CO), que deverá ser realizada em setembro, em Cuiabá (MT). A competição será classificatória para a fase nacional dos Jogos.

Histórico – A primeira edição dos JIFMS foi realizada em junho de 2014, no Colégio Militar, em Campo Grande. No total, 236 estudantes de sete campi disputaram oito modalidades esportivas. Foram distribuídas 133 premiações, entre troféus e medalhas.

Em 2015, mais de 220 atletas também estiveram na Capital para a competição, realizada no Centro Olímpico da Vila Nasser e no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética