Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IPTU 2017 de Corumbá tem primeiro vencimento em julho

18 maio 2017 - 09h38Assessoria PMC

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Corumbá, que normalmente é feito a partir de maio de cada ano, em 2017 deverá ter o primeiro vencimento em 10 de julho. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira determinou à Secretaria Municipal de Finanças e Gestão (SEFIG), responsável pela cobrança do tributo, que prorrogasse o início do período de recolhimento em virtude do difícil período econômico para as famílias e empresas na cidade, assim como em todo o Brasil.

“O início do ano é um período de muitas despesas para o cidadão, por isso adotamos a medida de postergar a cobrança do IPTU, para aliviar o orçamento doméstico e empresarial”, explicou o prefeito. Além disso, ele destacou que o Município está trabalhando com firmeza para ampliar as opções de pagamento e facilitar a vida do cidadão, o que inclui as negociações para que o imposto possa ser pago em toda a rede bancária, e não em um único banco, como era até 2016, entre outras soluções digitais que estão sendo buscadas.

Neste ano, o cidadão poderá contar com três opções de pagamento: à vista, com 30% de desconto; em três vezes, com 15% de desconto; e, em seis vezes, com o valor integral. Com os recursos arrecadados por meio do IPTU, o Município viabiliza importantes serviços urbanos e obras de infraestrutura por toda a cidade. “Esses recursos serão fundamentais, por exemplo, para custear as obras de infraestrutura urbana que a prefeitura fará em contrapartida ao Fonplata”, lembrou Ruiter.

Outra novidade é a ampliação das opções de pagamento: “Para o cidadão com acesso à internet, estamos buscando ferramentas que permitam a emissão da guia direto no site da Prefeitura, e para aqueles que não possuem acesso queremos criar pontos de atendimento em várias regiões da cidade”, explica Ruiter.

Refis

Também por determinação do prefeito, os técnicos da SEFIG estão formatando uma proposta para uma nova edição do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis), que poderá ser lançada em setembro deste ano, oferecendo condições de pagamento facilitadas para contribuintes inscritos na dívida ativa do Município. A determinação atende solicitação aprovada pela Câmara Municipal de Corumbá no dia 4 de abril deste ano e encaminhada ao Executivo municipal.

De acordo com o secretário de Finanças e Gestão do Município, Alberto Saburo Kanayama, a secretaria ainda está fechando os detalhes e percentuais de descontos em multas e juros de mora, mas o Refis deverá possibilitar o parcelamento das dívidas entre 24 e 30 vezes. A adesão ao programa estaria atrelada ao pagamento em dia do IPTU 2017. “O Município precisa da arrecadação e, se o cidadão está com dificuldades de regularizar suas dívidas, temos de criar as melhores condições para que ele possa quitá-las. Assim, toda a sociedade ganha”, complementa Ruiter.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal