Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Iphan lança concurso de fotografias de Corumbá

12 setembro 2023 - 10h44Assessoria

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o primeiro concurso de fotografias do Patrimônio Cultural de Corumbá e região. O edital do Prêmio Fadah Scaff Gattas visa selecionar fotografias com temática relacionada ao conjunto de manifestações culturais na sua diversidade, como festas, lugares, celebrações, modos de fazer, de criar, espaço, conjuntos arquitetônicos e urbanísticos e lugares de memória. As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico de inscrição até 10 de outubro de 2023.

Etapas

O prêmio terá duas modalidades: fotografia individual (uma foto) e ensaio fotográfico (conjunto de três a cinco fotos). Os interessados podem inscrever seus trabalhos nas seguintes categorias: celebrações; formas de expressão; lugares; objetos e edifícios; e saberes. Cada candidato poderá ser premiado em apenas uma modalidade ou categoria. As fotos vencedoras irão compor o acervo do Iphan, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

É importante ressaltar que a técnica de criação da obra é livre, desde que respeitada a veracidade do registro. O processo de seleção terá duas fases: habilitação e avaliação. Na primeira, o Comitê de Habilitação, formado por três servidores do Iphan-MS, fará a checagem dos requisitos exigidos nos itens das sessões 3 e 4 do edital do Prêmio.

Na segunda fase, os trabalhos habilitados seguem para análise da Comissão Especial de Seleção, composta por cinco membros das áreas do patrimônio cultural, fotografia e/ou das artes visuais, assim como representantes de outros órgãos de Cultura.

Quem pode participar?

Poderão participar do concurso apenas brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. Fica vedada a participação de trabalhos apresentados por dirigentes ou pessoas vinculadas ao Iphan, bem como seus cônjuges, ascendentes, descendentes e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau.

Prêmio Fadah Scaff Gattas

O prêmio recebe o nome do ex-prefeito de Corumbá Fadah Scaff Gattass, que no ano de 1985 (Decreto nº. 129/1985), reconheceu a área do Casario do Porto de Corumbá como Patrimônio Histórico e Cultural do município de Corumbá (MS). O decreto não só declara o tombamento da área, mas também apresenta as definições e critérios de intervenção, subsidiando o início da instrução processual do tombamento em nível federal.

O concurso compõe uma das atividades em comemoração aos 30 anos do tombamento do Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico de Corumbá, tombado em 28 de setembro de 1993. Com parte da celebração, o Iphan-MS também realizará outras ações, como encontros, exposições e premiações para discutir a gestão do bem, propostas, soluções e compartilhamento de experiências, a fim de criar melhorias e aprimorar o atendimento à comunidade.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista