Menu
sábado, 07 de setembro de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Iphan embarga obra do Exército em Forte Coimbra

08 julho 2016 - 17h03Sylma Lima
Máquinas estão paradas. 

Desde o dia 6 de julho membros do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) estão fiscalizaando as obras de reurbanização do Exército em Forte Coimbra. O instituto recebeu informações de moradores, ribeirinhos, que tratores estavam derrubando algumas casas do entorno do Forte.  Ocorre que a maioria dos imóveis estão em processo de tombamento e diante da denúncia a chefe do escritório do Iphan em Corumbá Silvia Cedron, formou uma comissão que avaliou a real situação e embargou as obras dos militares. Segundo a especialista, “ com relação aos imóveis removidos e previstos para demolição, alvos da referida denúncia, constatou-se que os mesmos pertencem ao Exército e eram ocupados apenas por militares, porém não estavam sendo habitados atualmente. Os militares justificaram a intervenção informando sobre a situação precária das casas que contém rachaduras, além de outros problemas estruturais, tornando-as insalubres, impróprias para residência e oferecendo riscos à segurança da comunidade. Também se justificou que alguns dos imóveis localizam-se próximo à encosta do morro e, portanto, em área de risco, pois já se constatou possibilidade de deslizamentos” , disse Silvia..

Diante do fato constatado, o IPHAN, em cumprimento ao dispositivo à Portaria 187/2010, aplicou uma Notificação de Apresentação de Documentos – NAD seguida de Termo de Embargo aguardando conforme prazo estipulado na notificação a apresentação da documentação necessária para a regularização da situação.

Visita tecnica do Iphan que embargou obras. Foto: Capital do Pantanal

?

“ Observou-se também durante a visita que o Exército está realizando uma série de obras visando a preservação e conservação dos imóveis situados no entorno do Forte de Coimbra, como a reforma das instalações do Posto Médico de Coimbra, a pintura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e da Escola Municipal Ludovina Portocarreiro, além da revitalização das moradias dos ribeirinhos, fazendo parte do programa ‘Coimbra de Cara Nova’ . Diante da dificuldade de acesso àquela localidade, a equipe do IPHAN realizou vistorias na fortificação para verificar as condições de conservação da mesma. Constatou-se que as instalações estão em boas condições de preservação, portas e janelas foram recuperadas e o acervo histórico aprimorado. Verificou -se, também, que as atividades de manutenção estão sendo realizadas com frequência pelo Exército” .

Em contato com o chefe da comunicação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo franco, Capitão Nelson Tunala Junior disse que o Ministério Público havia autorizado a demolição dos imóveis, entretanto, esta licença só pode ser dada pelo Iphan que embargou a obra. Ainda com relação a reforma do Forte ficou estabelecido, em documento, uma série de exigências que vão desde a cor do novos imóveis (verde escuro)  até a fachada. Na ocasião foi lavrado um ata da visita técnica,”  qualquer intervenção a ser realizada dentro da poligonal de tombamento do Forte de Coimbra, deverá ser submetida a uma análise técnica pela equipe do IPHAN, a qual observará a pertinência para concessão de autorização para execução dos serviços requeridos, conforme estabelece a portaria 420/2010” , disse Silvia ao Capital do Pantanal.

Forte pode se tornar patrimônio da humanidade pela Unesco.

?

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feriado
Quermesse da Apae é a programação solidária deste sábado, 07 de setembro
Alerta
Seca deve piorar em setembro e ter grau extremo em 11 municípios de MS
Esclarecimento
Nota esclarece Doação de Veículos para Rondas Escolares da Guarda Civil Municipal
Destaque
Yeltsin Jacques é recebido com festa em MS
Crime Ambiental
PMA investiga abandono de gado em fazenda as margens do rio Taquari
Geral
Governo diz que vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida
Censo IBGE
Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos
Trânsito
Desfile de 7 de Setembro vai interditar ruas do centro das 06 até 12 horas
Final do Prazo
Último dia para pedir gratuidade na inscrição do Exame de Seleção do IFMS
Últimas 24 horas
Plantão dos Bombeiros registra quatro incêndios urbanos em Corumbá

Mais Lidas

Traficante de cocaína
Condenado a 19 anos, procurado pela Interpol é preso em Corumbá
Informe
Parque inspirado na Disney é atração para corumbaenses na Capital
Inauguração
Bairro Guatós recebe unidade de educação básica com capacidade para 500 crianças
Em Campo Grande
7º Festival do Chamamé é lançado nesta quinta; programação vai até 23 de setembro