Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Iphan embarga obra do Exército em Forte Coimbra

08 julho 2016 - 17h03Sylma Lima
Máquinas estão paradas. 

Desde o dia 6 de julho membros do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) estão fiscalizaando as obras de reurbanização do Exército em Forte Coimbra. O instituto recebeu informações de moradores, ribeirinhos, que tratores estavam derrubando algumas casas do entorno do Forte.  Ocorre que a maioria dos imóveis estão em processo de tombamento e diante da denúncia a chefe do escritório do Iphan em Corumbá Silvia Cedron, formou uma comissão que avaliou a real situação e embargou as obras dos militares. Segundo a especialista, “ com relação aos imóveis removidos e previstos para demolição, alvos da referida denúncia, constatou-se que os mesmos pertencem ao Exército e eram ocupados apenas por militares, porém não estavam sendo habitados atualmente. Os militares justificaram a intervenção informando sobre a situação precária das casas que contém rachaduras, além de outros problemas estruturais, tornando-as insalubres, impróprias para residência e oferecendo riscos à segurança da comunidade. Também se justificou que alguns dos imóveis localizam-se próximo à encosta do morro e, portanto, em área de risco, pois já se constatou possibilidade de deslizamentos” , disse Silvia..

Diante do fato constatado, o IPHAN, em cumprimento ao dispositivo à Portaria 187/2010, aplicou uma Notificação de Apresentação de Documentos – NAD seguida de Termo de Embargo aguardando conforme prazo estipulado na notificação a apresentação da documentação necessária para a regularização da situação.

Visita tecnica do Iphan que embargou obras. Foto: Capital do Pantanal

?

“ Observou-se também durante a visita que o Exército está realizando uma série de obras visando a preservação e conservação dos imóveis situados no entorno do Forte de Coimbra, como a reforma das instalações do Posto Médico de Coimbra, a pintura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e da Escola Municipal Ludovina Portocarreiro, além da revitalização das moradias dos ribeirinhos, fazendo parte do programa ‘Coimbra de Cara Nova’ . Diante da dificuldade de acesso àquela localidade, a equipe do IPHAN realizou vistorias na fortificação para verificar as condições de conservação da mesma. Constatou-se que as instalações estão em boas condições de preservação, portas e janelas foram recuperadas e o acervo histórico aprimorado. Verificou -se, também, que as atividades de manutenção estão sendo realizadas com frequência pelo Exército” .

Em contato com o chefe da comunicação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo franco, Capitão Nelson Tunala Junior disse que o Ministério Público havia autorizado a demolição dos imóveis, entretanto, esta licença só pode ser dada pelo Iphan que embargou a obra. Ainda com relação a reforma do Forte ficou estabelecido, em documento, uma série de exigências que vão desde a cor do novos imóveis (verde escuro)  até a fachada. Na ocasião foi lavrado um ata da visita técnica,”  qualquer intervenção a ser realizada dentro da poligonal de tombamento do Forte de Coimbra, deverá ser submetida a uma análise técnica pela equipe do IPHAN, a qual observará a pertinência para concessão de autorização para execução dos serviços requeridos, conforme estabelece a portaria 420/2010” , disse Silvia ao Capital do Pantanal.

Forte pode se tornar patrimônio da humanidade pela Unesco.

?

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal