Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Investimento em segurança durante o Carnaval poupou gastos públicos na saúde e no judiciário

10 março 2017 - 08h21PMC

Prioridade no Carnaval em Corumbá, o policiamento ganhou reforços e a parceria devolveu à sociedade um fato inédito: foi uma festa segura. “Essa integração entre as Forças de Segurança foi fundamental. Atuando em conjunto, policiais e guardas municipais potencializaram seu poder de repressão ao crime e a sociedade percebeu a mudança”, apresentou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. 

Cavalaria se manteve presente durante os dias de festa. Foto: Divulgação/PM

Com um aumento de apenas 14% no total de pessoas que trabalharam na segurança do Carnaval, em relação ao mesmo período no ano anterior, é possível observar um aumento exponencial nos resultados. Somente no número de pessoas abordadas por policiais, houve um salto de 198%. “Passamos de 264 policiais militares, guardas municipais e segurança privada em 2016 para 306 em 2017”, afirmou o coordenador da Agência Municipal de Segurança Pública, Jorge José Pinto de Castro.

De acordo com o balanço da Operação Carnaval, o planejamento de segurança começou a ser executado um mês antes. Foram abordados carros e motocicletas, houve a presença inédita da cavalaria e foram cumpridos mandados de prisão antes do evento. “Para gente o Carnaval começou em janeiro, com treinamento da Guarda Municipal, com a vinda antecipada de policiais de inteligência e tática”, informou Castro.

Para o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá, tenente-coronel César Freitas Duarte, este é o carnaval mais seguro dos últimos anos. Em 2016, em todos os dias de festa, cerca de 60 pessoas eram presas. Em 2017, até segunda-feira, 27 de fevereiro, o número de detenções havia caído pela metade. “Houveram menos brigas e não houve nenhum crime grave”, confirmou.

Somente nos dias de Carnaval, foram apreendidas 35 armas brancas, entre eles facas e canivetes, 83% a mais do que em 2016. Tais apreensões refletiram na Saúde: “Nao tivemos homicídios, nem atendimentos graves de politrauma, por agressão física com arma branca ou de fogo, por exemplo", cita o secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite.

Mesmo com o aumento esperado da população flutuante, as unidades de saúde tiveram um atendimento dentro da normalidade."Nos preparamos para atender esse aumento sazonal, mas o que nos surpreendeu foi que a demanda permaneceu normal, dentro aquilo que estamos acostumados no cotidiano", pontuou o secretário.

Seguro, o Carnaval 2017 foi um piloto para os eventos nos anos seguintes. "Vamos equipar a Guarda Municipal, reforçar o monitoramento por vídeo e estabelecer mais parcerias com a Polícia", concluiu Castro. E, como não há setores isolados, os benefícios com a segurança também refletiram na economia de recursos públicos. “Ao evitar roubos e furtos o serviço técnico do judiciário foi poupado”, explicou o comandante Duarte. Opinião compartilhada pelo secretário de Saúde: "para se ter uma ideia, não tivemos gastos com CTI durante os dias de festa".

O forte esquema foi montado conjuntamente entre a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Segurança, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Ambiental, além da segurança privada. A cidade recebeu reforço policial de Campo Grande (policiamento montado), Jardim e Aquidauana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal