Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Intenção de consumo cresce e Dia dos Pais deve injetar R$ 163,7 mi em MS

02 agosto 2019 - 08h23Kamilla Marques

O comércio de Mato Grosso do Sul está com expectativas positivas para este Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto. Segundo pesquisa da Fecomércio/MS divulgada na quinta-feira (1º), o número de pessoas que vão presentear neste ano é maior do que em 2018. A expectativa é que, entre comemorações e presentes, a data injete R$ 163,79 milhões na economia do Estado. Para o Sebrae, os empreendedores devem se planejar para aproveitar o fluxo e gerar mais receita.

Em comparação ao ano passado, a movimentação será 20,38% maior neste Dia dos Pais. Para se ter uma ideia, nas regiões de Corumbá/Ladário, Dourados e Ponta Porã, a intenção de presentear poderá inclusive superar o Dia das Mães, considerada a segunda principal data para o comércio, atrás apenas do Natal. Segundo o levantamento, 53% dos pais serão presenteados, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação a 2018, e 56% vão receber comemorações, com crescimento de 18 pontos percentuais.

De acordo com a analista técnica e economista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, os empreendedores devem se atentar ao perfil dos consumidores para atender às expectativas. “Os consumidores da ‘Geração X’ dão importância às experiências, desde a compra até a entrega do presente e à comemoração. Cuidar do ambiente da loja, das promoções especiais para a data, da embalagem, da facilidade da troca para o pós data e da garantia de que o momento seja memorável quando se trata de comemoração”, afirma.

Para explicar o cenário positivo em 2019, a pesquisa aponta que para os entrevistados, a situação econômico-financeira está 24 pontos percentuais mais satisfatória neste ano. Além disto, a melhoria do relacionamento entre pais e filhos é citada como outro fator, com 10 pontos percentuais a mais em relação a 2018.

Quanto à forma de pagamento, a maioria dos entrevistados ainda opta pelo dinheiro. Porém, cresceu a expectativa pela utilização do crédito e débito, o que na avaliação da analista técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, vem a confirmar a percepção de melhoria do cenário econômico.

Comemorações fora de casa

Segundo a pesquisa, houve uma redução de 10 pontos percentuais na quantidade de pessoas que pretende comemorar a data em casa e um aumento para a realização de outros tipos de atividades, como refeições na casa de familiares ou em restaurantes.

“É uma oportunidade para os empresários, especialmente do segmento de gastronomia. A realização de promoções e organização do estabelecimento para recepção destas famílias que irão comemorar a data com os pais pode ser um ponto positivo. Além disso, é fundamental se comunicar com os clientes para que eles saibam que haverá uma promoção especial para a data”, orienta também Vanessa Schmidt.

Internet

Outro ponto que os empresários devem se atentar é a presença online. Esta foi a primeira vez que a pesquisa identificou um aumento considerável de interesse em compras via internet. “É importante além de investir em promoções, estar atento ao prazo de entrega para que o produto chegue a tempo e investir na comunicação visual do site e das redes sociais”, explica a economista.

Enquanto em 2018 a internet representava 5% da preferência do local de compra, agora aumentou para 12%. A preferência pelos shoppings centers também cresceu. Antes, configurava 10% das escolhas e atualmente são 17%. Em contrapartida, as lojas do centro terão que investir para atrair os consumidores, já que em 2018 eram 72% os interessados em comprar o presentes no local, e em 2019 o índice caiu para 60%.

A pesquisa da intenção de consumo do Dia dos Pais foi realizada pela Fecomércio/MS entre os dias 15 a 23 de julho em Campo Grande, Dourados, Corumbá/Ladário, Três Lagoas e Ponta Porã. Ao todo, foram entrevistadas 1.514 pessoas.

 

*Com informações de Sebrae.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira