Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Instituto se prepara para 14º Moinho in Concert em formato diferente este ano

23 novembro 2020 - 11h30Assessoria de Imprensa

Os bastidores do grande do encerramento anual das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano estão um pouco diferentes. O que seria os preparativos para um espetáculo presencial no próprio espaço da instituição, em Corumbá-MS, este ano toda a equipe se antecipa para a gravação do que será um Programa Especial transmitido em TV aberta. Em sua décima quarta edição, o espetáculo Moinho in Concert terá como tema O Saber Pantaneiro.

 

Permeando a história dos 101 anos de Agripino Soares, o programa abordará as dores e alegrias do povo pantaneiro. Como exemplo, as queimadas que o Pantanal sofreu durante esse ano, a pandemia e a alegria do seu legado deixado, como a dança do Siriri e da música do Cururu. Esta história será contada nos moldes do Moinho In Concert, com Orquestra, Ballet, Folclore e depoimentos.

 

As gravações estão sendo realizadas pelo Núcleo de Tecnologia do Moinho, e a finalização do programa será feito pela equipe da afiliada da Rede Globo, parceira da instituição, TV Morena. O programa irá ao ar no dia 26 de dezembro e depois ficará disponível no canal do youtube da instituição.

 

O Moinho conta com o patrocínio master da Vale, patrocínio do Itaú Social, Hinove, VISA, BTGPactual, BRINKS, parceria J.Macêdo, SESC, apoio Ambev Voa, Cielo, parceria institucional Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS e Acaia Pantanal.

 

Sobre o Instituto

Localizado em Corumbá-MS, há 16 anos o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano transforma vidas. São ofertadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, aulas de ballet e música clássica, dança contemporânea, tecnologia e informática, apoio escolar e grupo de convivência e fortalecimento de vínculos.

 

O Moinho também beneficia crianças e jovens do município de Ladário e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, o que possibilita um importante intercâmbio cultural.

 

 

 

Retrospectiva 2020 – por Márcia Rolon, Diretora Executiva do Moinho Cultural

O ano de 2020 começou lindo, com uma energia maravilhosa, porém veio a pandemia e ‘ficamos à beira de um abismo’, sem saber muito o que iríamos fazer, quanto tempo iria durar. Por 15 dias nós ficamos parados, atentos e sem ação nenhuma. Depois disso tivemos que virar o jogo. Buscamos tecnologia, buscamos nos animar e foi excelente.

 

Foi um ano de muito aprendizado, aprendemos muito com a tecnologia, aprendemos dar ballet com a tecnologia, dar aula de música e para o núcleo gestor do moinho foi excelente pois conseguimos fechar a sistematização da metodologia do Moinho Cultural. Finalizamos o programa Voa da Ambev e também entramos para o programa BTG Soma, todos voltados para a gestão. Algo que era bem difícil de fazer, que há anos nós planejávamos finalizar, mas não tínhamos tempo, e que com a pandemia conseguimos nos dedicar melhor a tudo isso.

 

Também foi um ano de muita dor, muitas perdas no planeta como um todo. Muitas crianças não conseguiram entrar no que eu chamo desse grande aquário que é uma tela virtual, outras não se sentiram bem, muitas não conseguiram acesso, pois Corumbá tem uma dificuldade em algumas regiões para pegar internet. As crianças tinham também o Moinho como um lugar de encontro, um lugar de troca, de aprendizado, abraços. Isso acabou com o distanciamento social.

Foi ruim para crianças, familiares e colaboradores, nós chegamos a contratar uma psicóloga que está fazendo um belíssimo trabalho para que possamos reestabelecer o nosso emocional e vir ao encontro de 2021.

 

2020 foi de ganhos e perdas, com muita dor, mas conseguimos nos mover, estamos trabalhando e temos alguns resultados interessantes. Nós ampliamos o intercâmbio com a Companhia de Dança do Pantanal, ampliamos com a Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB, Orquestra Ouro Preto OOP e vivenciamos algumas aulas com a Orquestra Filarmônica de Minas, dentro do Programa Vale Música.

 

Eu acredito que se fosse um ano normal, teria muito custo e poucos conseguiram fazer esses intercâmbios, essas viagens. A tecnologia contribuiu muito para o caminhar de aprendizado e as crianças que conseguiram efetivamente estar nas aulas perceberam que o ano valeu a pena.

 

Além das dores, houve aprendizado. Realizamos o recital de violinos junto com a professora Melissa e vamos realizar o Moinho in Concert. Muitas dificuldades, porém, estamos certos que entregaremos o nosso produto. Produto mais que especial, onde toda a população e todos os envolvidos aguardam.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército