O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a realizar agendamento de aposentadoria e salário maternidade por internet e telefone, a partir de segunda-feira (21). De acordo com o INSS, o segurado não vai mais precisar ir até a agência do INSS. Ao ligar para o 135 ou acessar o Meu INSS, vai receber o número do protocolo de requerimento.
Com a medida, a população vai poder acompanhar o andamento pela internet ou telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Com a mudança, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o segurado será atendido em uma agência perto da sua residência. Conforme informações do INSS, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente.
A partir do dia 24 de maio, serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.
Confira a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
-Atualizar dados cadastrais do beneficiário
-Alterar meio de pagamento
-Cadastrar Declaração de Cárcere
-Transferir Benefício para outra Agência
-Desistir de Aposentadoria
-Cadastrar ou Renovar Procuração
-Cadastrar ou Renovar Representante legal
-Reativar Benefício
-Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
-Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
-Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
-Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
-Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
-Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
-Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
-Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
-Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte