Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Inscrições para graduação do IFMS terminam nesta terça (3)

03 agosto 2021 - 10h38Ascom IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe inscrições em dois processos seletivos para graduação até terça-feira, 3. Foram abertas 706 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.  

As inscrições acontecem na Página do Candidato. São diversas opções de cursos superiores, de bacharelado, licenciatura e tecnologia.  

Por meio do edital n° 55/2021 são ofertadas 265 vagas remanescentes na graduação. O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011. 

Para concorrer, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento. 

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, pelo menos 50% delas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mínimo e meio per capita. 

A reserva é garantida ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como às pessoas com deficiência, respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indígena.  

A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011.  

Portador de diploma, transferência e reingresso – Já através do edital n° 53/2021 são oferecidas 441 vagas para portadores de diploma, transferências (internas e externas) e reingressos. Os interessados em participar devem estar atentos à documentação necessária para inscrição. 

 A oferta se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato: 

  • portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); 
  • reingresso – destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital; 
  • transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no IFMS, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, deseja transferir-se para o IFMS. 
  • transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus. 

A seleção será feita por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) ou pelo coeficiente de rendimento (reingresso).  

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Federal: www.ifms.edu.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo