Menu
sábado, 25 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Inscrições para graduação do IFMS terminam nesta terça (3)

03 agosto 2021 - 10h38Ascom IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe inscrições em dois processos seletivos para graduação até terça-feira, 3. Foram abertas 706 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.  

As inscrições acontecem na Página do Candidato. São diversas opções de cursos superiores, de bacharelado, licenciatura e tecnologia.  

Por meio do edital n° 55/2021 são ofertadas 265 vagas remanescentes na graduação. O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011. 

Para concorrer, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento. 

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, pelo menos 50% delas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mínimo e meio per capita. 

A reserva é garantida ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como às pessoas com deficiência, respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indígena.  

A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011.  

Portador de diploma, transferência e reingresso – Já através do edital n° 53/2021 são oferecidas 441 vagas para portadores de diploma, transferências (internas e externas) e reingressos. Os interessados em participar devem estar atentos à documentação necessária para inscrição. 

 A oferta se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato: 

  • portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); 
  • reingresso – destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital; 
  • transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no IFMS, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, deseja transferir-se para o IFMS. 
  • transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus. 

A seleção será feita por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) ou pelo coeficiente de rendimento (reingresso).  

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Federal: www.ifms.edu.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Bairro Vila Mamona
Funcionários de construção amarram autor de furto e acionam PM
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Estava Foragida
Boliviana investigada por desastre da Chapecoense é mantida em Corumbá até extradição