Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Inmetro: consumidores devem ficar atentos com compras da Semana Santa

01 abril 2021 - 10h37Agência Brasil

Vai fazer as compras para a Semana Santa? O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reuniu cinco dicas para que você adquira pescados e chocolates, os produtos mais populares dessa época de forma segura.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1405626&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1405626&o=node

1 – Em tempos de pandemia, prefira, sempre que possível, um estabelecimento que entregue em sua casa. Caso não conheça lojas seguras que façam vendas pelo telefone ou Internet, busque dicas com sua rede de amigos ou em grupos de bairros nas redes sociais.

2 - Após o manuseio das compras, não se esqueça de lavar suas mãos, com água e sabão. Embalagens dos produtos podem ser higienizadas com álcool 70% (gel ou líquido) ou lavadas com água e sabão.

3- Fique de olho no peso dos produtos pré-embalados. Ao adquirir peixe congelado pré-embalado, como bacalhau, por exemplo, tenha atenção para o peso líquido do pescado, que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto. Ele também não deve considerar o peso da embalagem, nem a camada de glaciamento, que consiste na aplicação de uma fina camada externa de gelo para proteção do produto.

Produtos como ovos de chocolate, bombons, chocolates e colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes.

No caso de ovos de páscoas a numeração desses produtos serve apenas como referência para o fabricante. “Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma escala de tamanho diferente. O mais prudente é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem”, alerta o Inmetro.

4 – Caso você dê a uma criança um ovo com brinquedo, fique atento, na embalagem deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. O brinde também apresenta o selo do Inmetro. Caso desconfie de alguma irregularidade, procure a ouvidoria do órgão pelo número: 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h) ou faça sua denúncia online.

5 - Caso saiba de algum acidente envolvendo brinquedo ou brinde, mesmo que com outra pessoa,informe ao Inmetro pelo Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), preenchendo o formulário disponível.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo