Menu
segunda, 15 de agosto de 2022
Governo - Utilidade Pública - Agosto/22
Andorinha Institucional
Geral

Iniciam testes classificatórios para equipe do Prevfogo em Corumbá

07 maio 2022 - 09h35Gesiane Sousa e Sylma Lima

Nesta semana iniciaram os testes classificatórios dos voluntários que desejam integrar a equipe de brigadistas do Prevfogo em Corumbá. De suma importância no combate a incêndios no Pantanal, os brigadistas são capacitados em um curso junto ao Ibama para preservar a fauna e flora da região, que todos os anos sofre com altos índices de queimadas, principalmente no segundo semestre do ano, entre Julho e Dezembro, meses em que o Prevfogo atua efetivamente com os voluntários contratados.  

Durante o processo seletivo, candidatos são submetidos a uma caminhada de 2.400 metros com bomba costal e uma carpi em área de 15 m² em até 20 minutos, os 40 voluntários que alcaçarem o melhor desempenho são classificados para o curso de brigadistas, que ocorre entre 30 de maio e 3 junho.  

"No curso, diversas técnicas de combate ao fogo são treinadas e dos 40 participantes, 30 são aprovados e contratados pelo Ibama para integrarem a equipe em defesa do Pantanal, durante os meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro”, explica Márcio Yule, Coordenador Estadual do Prevfogo. 

Roberval Dimas Patrocínio, de 48 anos, suboficial metalúrgico da reserva da Marinha do Brasil, que já empenhou a função de chefe de brigada por quatro anos em Corumbá, está entre os candidatos a equipe deste ano. Em entrevista ao Capital do Pantanal ele relatou que participar do processo é uma realização pessoal. “Se voluntariar para proteger o meio ambiente é uma das atitudes mais nobres que o ser humano pode ter, pois não estamos acima da natureza, cuidar do meio ambiente é cuidar das gerações futuras. Diante de tantas agressões que a natureza sofre, tento contribuir com meu tijolinho nessa nobre causa”, disse Patrocínio.  

Sobre a prova, Patrocínio diz que é sempre muito exigente. “Tenho facilidade para o teste de aptidão física, mas o mesmo não acontece com as ferramentas agrícolas, não tenho muita afinidade, mas tento dar sempre o meu melhor. Foram 25 anos na Marinha do Brasil, sempre tive vontade de conhecer o Pantanal e o Amazonas e meu trabalho me proporcionou isso, quando tive conhecimento do processo do Prevfogo, tive orgulho em colocar meu nome à disposição”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Para usar drogas
Indivíduo furta celular da irmã e vende por R$ 20 reais
Na Câmara
Projeto de Lei pede inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física da Reme
Em um táxi
Boliviano é preso com quase 15 quilos de cocaína na fronteira
Eleições 2022
Campanha eleitoral inicia amanhã; entenda regras para candidatos e partidos
Assistência Social
Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS de final 5
Corumbá
Comemoração de Dia dos Pais termina com briga entre famílias no bairro Cristo Redentor
Nove pessoas foram conduzidas para Delegacia; um homem precisou ser algemado e uma mulher precisou de pontos no Pronto Socorro
Operação Pesca Legal
PMA reforça vigilância aos cardumes e apreende petrechos ilegais de pesca
Tempo
Semana começa com máxima de 38°C no estado e previsão de virada de tempo amanhã
Corumbá tem máxima prevista em 37°C para esta segunda (15)
Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes
Ladário
Inscrições abertas para a Escola de Futsal Pérola do Pantanal

Mais Lidas

Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes
Destaque
Concursos públicos em Mato Grosso do Sul atraem candidatos de outros estados
Turismo
Requalificação da orla do Porto Geral terá investimento de R$ 87,4 milhões
Implantada
Maternidade de Corumbá ganha farmácia exclusiva