Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Iniciam as obras do Centro de Reabilitação Animal e da sede ambiental de Corumbá

08 agosto 2024 - 11h40Redação do Capital do Pantanal

As obras do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal foram iniciadas pela Prefeitura. A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 5,1 milhões, representa um marco para a conservação da fauna pantaneira e o fortalecimento das ações ambientais no município. Ambos serão instalados na mesma área, localizada na rua Gabriel Vandoni de Barros, no terreno atrás do Paço Municipal.

"É uma obra emblemática para Corumbá, somos uma cidade que está 100% localizada no Pantanal. Hoje, o município conta com uma estrutura provisória na sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde são atendidos apenas animais de pequeno porte. Mas, se for alguma coisa grave é preciso encaminhar para Campo Grande. Muitos animais podem não suportar a viagem", disse o prefeito Marcelo Iunes.

O chefe do Executivo corumbaense destacou que o Creapan e a sede da Fundação do Meio Ambiente são "fundamentais para garantir a proteção da fauna e da flora pantaneira, além de fortalecer as ações de educação ambiental e conscientização da população”.

O Creapan será um espaço especializado no tratamento de animais silvestres vítimas de acidentes e maus-tratos. A unidade contará com estrutura completa para atendimento veterinário, quarentena, reabilitação e soltura dos animais. O projeto do Centro de Reabilitação prevê recintos de quarentena, sala de avaliação clínica, sala cirúrgica, câmara frigorífica, sala de raio X, almoxarifado, vestiários para funcionários, cozinha com estrutura para higienização, armazenamento adequado e preparo e distribuição de alimentos.

O Centro de Reabilitação Animal e a sede ambiental estão sendo construídas em terreno atrás do prédio da prefeitura. Foto: Divulgação/PMC

O local também vai contar com blocos separados dos recintos apropriados a cada espécie, de modo a não permitir contato e não estressar os animais em recuperação. Igualmente, o projeto prevê ambientes apropriados para répteis, primatas, aves, treino de aves, recinto fechado para mamíferos e área aberta para mamíferos e roedores de pequeno, médio e grande porte. 

A nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal abrigará os setores administrativos e técnicos, além de um centro de educação ambiental para a população.

A construção do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal é realizada em parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática