As obras do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal foram iniciadas pela Prefeitura. A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 5,1 milhões, representa um marco para a conservação da fauna pantaneira e o fortalecimento das ações ambientais no município. Ambos serão instalados na mesma área, localizada na rua Gabriel Vandoni de Barros, no terreno atrás do Paço Municipal.
"É uma obra emblemática para Corumbá, somos uma cidade que está 100% localizada no Pantanal. Hoje, o município conta com uma estrutura provisória na sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde são atendidos apenas animais de pequeno porte. Mas, se for alguma coisa grave é preciso encaminhar para Campo Grande. Muitos animais podem não suportar a viagem", disse o prefeito Marcelo Iunes.
O chefe do Executivo corumbaense destacou que o Creapan e a sede da Fundação do Meio Ambiente são "fundamentais para garantir a proteção da fauna e da flora pantaneira, além de fortalecer as ações de educação ambiental e conscientização da população”.
O Creapan será um espaço especializado no tratamento de animais silvestres vítimas de acidentes e maus-tratos. A unidade contará com estrutura completa para atendimento veterinário, quarentena, reabilitação e soltura dos animais. O projeto do Centro de Reabilitação prevê recintos de quarentena, sala de avaliação clínica, sala cirúrgica, câmara frigorífica, sala de raio X, almoxarifado, vestiários para funcionários, cozinha com estrutura para higienização, armazenamento adequado e preparo e distribuição de alimentos.
O Centro de Reabilitação Animal e a sede ambiental estão sendo construídas em terreno atrás do prédio da prefeitura. Foto: Divulgação/PMCO local também vai contar com blocos separados dos recintos apropriados a cada espécie, de modo a não permitir contato e não estressar os animais em recuperação. Igualmente, o projeto prevê ambientes apropriados para répteis, primatas, aves, treino de aves, recinto fechado para mamíferos e área aberta para mamíferos e roedores de pequeno, médio e grande porte.
A nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal abrigará os setores administrativos e técnicos, além de um centro de educação ambiental para a população.
A construção do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal é realizada em parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô

Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Prefeito lamenta morte do padre salesiano Dídimo de Campos Filho
Quinta-feira de calor com formação de nuvens e risco de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 37ºC

Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026

MS padroniza atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica


As obras representam um investimento de R$ 5,1 milhões. (Foto: Divulgação/PMC)


