Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Infraestrutura urbana ganha qualidade com obras executadas pelo Município

17 maio 2019 - 08h22Prefeitura de Corumbá

As obras de infraestrutura urbana que são executadas pela Prefeitura de Corumbá, nos mais variados pontos da cidade, foram vistoriadas pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta quinta-feira, 16 de maio.

Acompanhado pelo secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, o chefe do Executivo corumbaense percorreu os pontos que recebem ações com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

O primeiro ponto inspecionado foi o canteiro de obras instalado na entrada do bairro Cristo Redentor. Lá, a Prefeitura executa a abertura do acesso ligando diretamente as ruas Dom Pedro II e 15 de Novembro. Atualmente existe uma elevação no local e o trabalho se concentra na remoção desse trecho de elevação natural para dar acesso a moradores e veículos com a construção de uma via pavimentada.

“Era um anseio antigo dos moradores terem essa via de acesso permitindo deslocamento com maior rapidez. Essa obra vai desafogar o trânsito ao dar a possibilidade de passar por essas vias”, afirmou Iunes. “Terá um muro de arrimo aqui e uma via com drenagem, asfalto e acessibilidade com rampa e escadinha. Uma vez pronta, vai contemplar um anseio antigo da população, além de ajudar na valorização dos imóveis e da própria cidade”, complementou o prefeito.

“Essa ação aqui faz parte de um projeto que estabelece a execução de obras de drenagem e pavimentação que beneficiará 66 quadras da cidade, com execução a partir dos recursos do financiamento do Fonplata”, explicou o secretário Ricardo Ametlla.

Nesse mesmo pacote, a rua Marechal Deodoro, no bairro Generoso, recebe os serviços. “Além da pavimentação, também estamos executando em drenagem profunda e de águas pluviais”, disse Iunes. O trecho onde as obras estão em execução é o que dá acesso ao Mirante da Capivara – espaço oferece uma vista ampla do Pantanal, rio Paraguai e acesso à Baía do Tamengo.

Outra área inspecionada foi a que compreende o cruzamento da rua República da Bolívia e avenida General Rondon, localizada no bairro Dom Bosco. Ali, também são realizadas a implantação de drenagem e de  pavimentação.

O canteiro de obras do Binário da rua Cabral também foi vistoriado.  A criação do binário viário nas ruas Colombo e Cabral vai melhorar a mobilidade urbana da cidade. A rua Cabral também será contemplada com ciclovia que ficará integrada a Parque Linear dos Ipês.

Os binários são pares de ruas, próximas umas das outras, com mão única num sentido e mão única em outro. São vias preparadas para dar grande fluxo de mobilidade.  É readequação de via já existente para que funcione com esse objetivo de mobilidade para fluir o trânsito.

O Fonplata

O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira