Menu
segunda, 21 de junho de 2021
Assembleia de MS - Campanha Mãos - Junho
Andorinha - Maio
Geral

Indústria Sem Fronteiras: empresários de três Estados querem investir em Ponta Porã

20 maio 2017 - 09h04Redação

O projeto Indústria Sem Fronteiras, lançado pela Fiems no dia 21 de março deste ano para divulgar o potencial econômico dos municípios da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para virtuais investidores de todo o Brasil, começa a render frutos. De nenhuma indústria, Ponta Porã, vizinha da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, poderá ter cinco, segundo anunciou o prefeito Hélio Peluffo, explicando que todas elas estão interessadas nos mecanismos e vantagens competitivas do programa Fomentar Fronteiras, do Governo do Estado.

Conforme Pellufo, está em curso negociação com investidores de Santa Catarina, Ceará e Goiás. “Empresas de todo o País têm nos procurado e a Fiems, em parceria com o Governo do Estado, por meio do secretário Jaime Verruck (Semagro), encaminham técnicos que dão todo suporte e orientação para esses empresários entenderem como funciona o programa e quais os benefícios. Já tivemos uma conversa inicial com as empresas de Santa Catarina, a Dekx, que produz fibras para concreto, a Sul Cordas, indústria de cordas, e a Total Pet, comércio de embalagens, uma do Ceará, a Plast Plus, também da área de embalagens, e a Regra Cordas, de Goiás, e estão previstas reuniões com empresários de São Paulo”, contou.

Os investidores tomaram conhecimento da oportunidade na região fronteiriça sul-mato-grossense por meio do guia do Indústria Sem Fronteiras, distribuído por todas as federações das indústrias do País. Esse guia contém todas informações que o empresário precisa saber sobre os mecanismos do programa Fomentar Fronteiras, criado por meio do Decreto Estadual nº 14.090/2014, e da chamada Lei de Maquila, do governo do Paraguai. Ambos tratam dos benefícios fiscais obtidos com a instalação de uma espécie de filial da empresa no Paraguai, desde que a sede seja mantida em Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o amplo interesse dos empresários de todo o País pela fronteira sul-mato-grossense com o Paraguai demonstra o acerto do Indústria Sem Fronteiras e vai ao encontro do que busca a Federação. “Nosso objetivo sempre foi a industrialização e desenvolvimento do Estado, primando pela geração de emprego e renda. Entendemos que esse avanço do Indústria Sem Fronteiras na cidade de Ponta Porã é só o começo porque muitas cidades da fronteira sul-mato-grossense ainda alcançarão o sonho, antes para muitos impensável, de ver empresas em pleno funcionamento. Conseguimos também proporcionar aos empresários brasileiros oportunidades, uma forma de sair crise, sem passar por um processo traumático de demissões ou chegar ao ponto de fechar as portas”, analisou.

O prefeito Helio Peluffo lembrou, ainda, que quando foi lançado o Indústria Sem Fronteiras foi alvo de críticas que, na avaliação dele, são infundadas e proferidas por quem não conhece a realidade da fronteira. “Temos que agradecer o trabalho que a Fiems tem dedicado à industrialização da fronteira. O Indústria Sem Fronteiras foi criticado por pessoas que não conhecem a região ou anseios, sem ter ido nos ouvir. O projeto tem o apoio da população de Ponta Porã, por causa dele, pela primeira vez temos empresas de outros Estados interessadas na nossa cidade. As empresas não estão fugindo de Mato Grosso do Sul, muito pelo contrário, estão buscando alternativas para que possam sobreviver a um País onde o Governo é muito pesado ao empresário”, concluiu.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Secretaria de Estado de Saúde distribui aos municípios 97.500 doses da vacina da Astrazeneca
CORONAVÍRUS
Corumbá registra em maio o segundo pior número nos óbitos por Covid-19 do ano
ECONOMIA
Empresários têm 9 dias para renegociar débitos do Fadefe
SAÚDE
Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida
ECONOMIA
Auxílio emergencial: beneficiários do Bolsa Família recebem hoje
ESPORTE
MS vai ao pódio seis vezes no Brasileiro de Canoagem Descida e assegura duas vagas ao Mundial
POLICIAL
Homem é preso por assédio contra criança no Conjunto Guatós
CORONAVÍRUS
Conheça a diferença entre Lockdown, toque de recolher, restrição e problema coletivo
ATROPELAMENTO
Mulher é vítima de atropelamento e fica gravemente ferida
POLICIAL
Polícia Militar de Corumbá prende homem por disparo de arma de fogo

Mais Lidas

PROCURADOS
Mato Grosso do Sul tem 8 dos criminosos mais importantes na lista da Interpol
GERAL
Com lotes a partir de R$ 200, SAD fará leilão de 38 lotes de veículos e sucatas de veículos em julho
RESGATE DE ANIMAL
PMA de Corumbá resgata filhote de veado em condomínio no Aeroporto
POLICIAL
PMA prende infrator por porte ilegal de arma de caça