Mesmo ficando praticamente estável em relação a junho, a indústria brasileira fechou julho com expansão de 0,1%, o quinto resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação, acumulando – de março a julho - crescimento de 3,7%, na série livre de influências sazonais. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar dos indícios de reversão de tendência no comportamento do setor, com resultado de julho, a indústria brasileira ainda apresenta um quadro predominante negativo, fechando os primeiros sete meses do ano ainda com resultado negativo de menos 8,7%. No acumulado dos últimos doze meses o quadro se repete: queda de 9,6%, comparativamente aos doze meses imediatamente anteriores – a maior queda desde os 10,3% de outubro de 2009.
Pesquisa constata retração
Em relação a julho do ano passado, o resultado da indústria indica em junho deste ano retração de 6,6%, neste caso a 29ª taxa negativa consecutiva neste tipo de comparação e mais intensa do que a observada no mês anterior, de -5,8%.
Nesses confrontos, segundo o IBGE, houve predomínio de taxas negativas entre as grandes categorias econômicas e as atividades pesquisadas, com destaque para as perdas mais acentuadas vindas dos setores associados à produção de bens de consumo duráveis e de bens de capital.
Deixe seu Comentário
Leia Também

SES registra mais 25 mortes por covid e MS chega a 3.469 óbitos

Estadual de Futebol 2021: Jogos do grupo B terminam empatados em 1 a 1 neste domingo

Reinaldo Azambuja assina decretos que fortalecem polÃticas públicas para as mulheres

Inep publica resultado das análises de recursos do Revalida

Funsau abre processo seletivo para contratação de agente de farmácia, farmacêutico e médico

Homem vai para a delegacia por conduzir na BR 262 veÃculo roubado

Homem é preso por receptação e apreende moto furtada no bairro Vila Mamona

Na linha de frente, mulheres fazem gestão de excelência no combate da pandemia da Covid-19

PM prende homem com mandado de prisão durante rondas no bairro Vila Guarani
