Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Indicação de filmes mantém "Cinemateca" em funionamento na pandemia

15 julho 2020 - 10h45Redação

As atividades presenciais das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul precisaram ser interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, para continuar atendendo às comunidades, os bibliotecários e monitores adaptaram o trabalho para que parte das atrações possa ser aproveitadas de forma remota. Esse é o caso do projeto “Cinemateca”, que levava gratuitamente cultura e entretenimento para crianças e frequentadores das bibliotecas.

Agora, em tempos de Covid-19, a atividade foi remodelada na unidade de Corumbá (MS) e a bibliotecária Kessy Karoline Duarte compartilha as dicas de filmes com as crianças e frequentadores. O último filme indicado pela bibliotecária é “Um Faz de Conta que Acontece”, em que as histórias mais fantásticas narradas por um recepcionista de hotel viram realidade.

“Toda sexta-feira na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Corumbá era dia de Cinemateca e, para as crianças lembrarem desses momentos, fiz a sugestão desse filme para curtir em casa com a família”, relatou Kessy Durante. Com direto à pipoca e no conforto do sofá de casa, as crianças puderam amenizar a saudade e, ainda, curtir um filme que mexe com o imaginário infantil e aguça a criatividade.

“Adorei o filme, tia! Lembrei dos nossos dias felizes na Biblioteca. Saudades!”, respondeu a aluna Julia Rafaella Rodrigues ao interagir com a bibliotecária. Kaio Gabriel Duarte de Almeida também contou que a sugestão incentivou um momento em família durante a quarentena. “Obrigada, tia! Assistimos todos juntos aqui em casa. Estou com saudades!”, finalizou.

Desde 2008, o Sesi de Mato Grosso do Sul, em parceria com as prefeituras, instala nos municípios um espaço para acesso gratuito da comunidade à cultura e entretenimento. São 45 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 41 cidades do Estado, porém, com todas as atividades presenciais suspensas no período de pandemia.

Atualmente, monitores e professores das creches e escolas dos municípios onde as bibliotecas atuam se mobilizaram e criaram uma forma de manter as atividades enquanto todos precisam ficar em casa. Eles estão gravando vídeos e organizando-se para que os conteúdos das oficinas cheguem até a casa dos alunos.

Os monitores enviam material e diversos conteúdos por meio de grupos de WhatsApp, que incluem atividades dos projetos de iniciação tecnológica, gibiteca, cinemateca e contação de histórias. O projeto organiza-se como um centro multimeios, que, além de disponibilizar livros, DVDs, CDs e acesso à Internet, promove a interação de seus usuários com o saber, apoiando as atividades de ensino aprendizagem e a formação do cidadão.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética