Menu
sexta, 15 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Indicação de filmes mantém "Cinemateca" em funionamento na pandemia

15 julho 2020 - 10h45Redação

As atividades presenciais das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul precisaram ser interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, para continuar atendendo às comunidades, os bibliotecários e monitores adaptaram o trabalho para que parte das atrações possa ser aproveitadas de forma remota. Esse é o caso do projeto “Cinemateca”, que levava gratuitamente cultura e entretenimento para crianças e frequentadores das bibliotecas.

Agora, em tempos de Covid-19, a atividade foi remodelada na unidade de Corumbá (MS) e a bibliotecária Kessy Karoline Duarte compartilha as dicas de filmes com as crianças e frequentadores. O último filme indicado pela bibliotecária é “Um Faz de Conta que Acontece”, em que as histórias mais fantásticas narradas por um recepcionista de hotel viram realidade.

“Toda sexta-feira na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Corumbá era dia de Cinemateca e, para as crianças lembrarem desses momentos, fiz a sugestão desse filme para curtir em casa com a família”, relatou Kessy Durante. Com direto à pipoca e no conforto do sofá de casa, as crianças puderam amenizar a saudade e, ainda, curtir um filme que mexe com o imaginário infantil e aguça a criatividade.

“Adorei o filme, tia! Lembrei dos nossos dias felizes na Biblioteca. Saudades!”, respondeu a aluna Julia Rafaella Rodrigues ao interagir com a bibliotecária. Kaio Gabriel Duarte de Almeida também contou que a sugestão incentivou um momento em família durante a quarentena. “Obrigada, tia! Assistimos todos juntos aqui em casa. Estou com saudades!”, finalizou.

Desde 2008, o Sesi de Mato Grosso do Sul, em parceria com as prefeituras, instala nos municípios um espaço para acesso gratuito da comunidade à cultura e entretenimento. São 45 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 41 cidades do Estado, porém, com todas as atividades presenciais suspensas no período de pandemia.

Atualmente, monitores e professores das creches e escolas dos municípios onde as bibliotecas atuam se mobilizaram e criaram uma forma de manter as atividades enquanto todos precisam ficar em casa. Eles estão gravando vídeos e organizando-se para que os conteúdos das oficinas cheguem até a casa dos alunos.

Os monitores enviam material e diversos conteúdos por meio de grupos de WhatsApp, que incluem atividades dos projetos de iniciação tecnológica, gibiteca, cinemateca e contação de histórias. O projeto organiza-se como um centro multimeios, que, além de disponibilizar livros, DVDs, CDs e acesso à Internet, promove a interação de seus usuários com o saber, apoiando as atividades de ensino aprendizagem e a formação do cidadão.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia do Professor
Façanha destaca papel do professor no período pós-pandemia
Corumbá
Foragido é preso em ronda no bairro Generoso
Corumbá
Dupla é presa com 20 quilos de maconha
Evento
IFMS realizará Festival de Arte e Cultura 2021 de forma virtual
Reforço
Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale
Porto Murtinho
Mulher é multada em mais de R$ 20 mil por exploração ilegal de madeira
Agenda
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir de 24 de outubro
Atualização Vacinal
13 unidades de saúde participam do Dia D de Multivacinação neste sábado em Corumbá
Corumbá
Vereador busca recursos para atender necessidades do Conselho Municipal Antidrogas
Monitoramento
Defesa Civil alerta para chance de novos temporais

Mais Lidas

Agenda Cultural
Marcynho Sensação se apresenta no estádio Arthur Marinho nesta sexta, dia 15
Destaque
Presídio feminino de Corumbá está na lista dos 30 melhor avaliados do país
Associação Criminosa
Segunda fase da operação Dark Card prende ex-funcionário público e empresário
Tempo
Chuvas retornam com chance de grandes acumulados para região sul do Estado