Menu
sexta, 11 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Inadimplência das empresas cresce 11% em agosto

26 setembro 2016 - 11h16Redação

O crescimento do número de empresas inadimplentes desacelerou pelo quinto mês consecutivo, mas ainda é bastante elevado, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O total de pessoas jurídicas com pendências atrasadas cresceu 10,78% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, percentual referente a quatro regiões pesquisadas - Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. A região Sudeste não foi considerada devido à Lei Estadual nº 15.659 que vigora no estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado.

Entre as regiões analisadas, o Nordeste foi a que apresentou a maior variação no número de empresas com o CNPJ registrado nas listas de negativados: um avanço anual de 13,52%. No Norte, a inadimplência de pessoas jurídicas também registrou forte avanço, crescendo 10,66% na comparação entre agosto e o mesmo mês do ano anterior. As regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram variações menores do número de devedores, mas, ainda assim, os números são expressivos: 9,86% e 8,17%, respectivamente.

“A inadimplência das empresas cresceu significativamente no final de 2015 e desde o segundo trimestre de 2016 vem mostrando acomodação. Porém, este crescimento mais discreto da inadimplência das empresas não está ligado a uma melhora na sua capacidade de pagamento”, explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. “O principal fator influenciador é relacionado ao aumento da restrição ao crédito, principalmente via aumento das taxas de juros, critérios mais rígidos para concessão de crédito por parte dos bancos e à maior incerteza por parte dos empresários, o que acaba levando o segmento a contrair menos dívidas, adiando novos investimentos e contendo avanços da inadimplência.”

“As dificuldades econômicas persistem e o cenário de desemprego elevado e de queda do faturamento das empresas continua afetando a capacidade de pagamento tanto das empresas quanto da população”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.


Setor de Serviços concentra maior parte das dívidas pendentes

O setor de Serviços, que engloba os bancos e financeiras, lidera a participação no total de dívidas em atraso das empresas em todas as regiões pesquisadas, ou seja, para quem as empresas e pessoas estão devendo. Em todas as quatro regiões analisadas, o setor concentra mais da metade do total de dívidas em atraso. O segundo maior credor em todas as regiões é o setor de Comércio.

Considerando o total de dívidas em atraso pendentes das empresas, o destaque também fica no Nordeste: um aumento de 16,58% na comparação entre agosto de 2016 e o mesmo mês do ano anterior. Na região Norte, o crescimento do número de dívidas de pessoas jurídicas também foi alto, de 13,68% e, com variação menor, aparecem o Centro-Oeste (11,51%) e o Sul (10,74%). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime Ambiental
Assentado do Taquaral é multado por extração e queima ilegal de madeira
Campo Grande
Riedel e Tereza Cristina declaram apoio à Adriane no 2° turno em
Política
Projeto que prevê aportes na previdência é aprovado na Alems
Segurança Pública
MS intensifica combate ao tráfico e registra aumento de 33% nas apreensões de drogas
Fisco Municipal
Prazo para aderir ao "Regulariza Corumbá/2024" vai até 27 de novembro
Economia
Mato Grosso do Sul registra queda no comércio varejista em agosto
Cidadania
Projeto NAVIO disputa concurso de Inovação no Setor Público
Oportunidade
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Enem dos Concursos
Prazo para entrega de títulos do CNU é prorrogado para sexta-feira (11)
Cooperação
Apoio da Marinha no combate aos incêndios do Pantanal completa quatro meses

Mais Lidas

Oportunidade
Com vagas em MS, Correios abrem inscrições de concurso com salário até 10,3 mil
39ª Mostratec 
Estudantes de Corumbá participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
Situação crítica
Rio Paraguai registra recorde e Imasul emite alerta
Últimas 24h
Resgate de gestante e morte de motociclista na BR 262 são destaques no plantão