Menu
quarta, 19 de fevereiro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Inadimplência das empresas cresce 11% em agosto

26 setembro 2016 - 11h16Redação

O crescimento do número de empresas inadimplentes desacelerou pelo quinto mês consecutivo, mas ainda é bastante elevado, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O total de pessoas jurídicas com pendências atrasadas cresceu 10,78% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, percentual referente a quatro regiões pesquisadas - Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. A região Sudeste não foi considerada devido à Lei Estadual nº 15.659 que vigora no estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado.

Entre as regiões analisadas, o Nordeste foi a que apresentou a maior variação no número de empresas com o CNPJ registrado nas listas de negativados: um avanço anual de 13,52%. No Norte, a inadimplência de pessoas jurídicas também registrou forte avanço, crescendo 10,66% na comparação entre agosto e o mesmo mês do ano anterior. As regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram variações menores do número de devedores, mas, ainda assim, os números são expressivos: 9,86% e 8,17%, respectivamente.

“A inadimplência das empresas cresceu significativamente no final de 2015 e desde o segundo trimestre de 2016 vem mostrando acomodação. Porém, este crescimento mais discreto da inadimplência das empresas não está ligado a uma melhora na sua capacidade de pagamento”, explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. “O principal fator influenciador é relacionado ao aumento da restrição ao crédito, principalmente via aumento das taxas de juros, critérios mais rígidos para concessão de crédito por parte dos bancos e à maior incerteza por parte dos empresários, o que acaba levando o segmento a contrair menos dívidas, adiando novos investimentos e contendo avanços da inadimplência.”

“As dificuldades econômicas persistem e o cenário de desemprego elevado e de queda do faturamento das empresas continua afetando a capacidade de pagamento tanto das empresas quanto da população”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.


Setor de Serviços concentra maior parte das dívidas pendentes

O setor de Serviços, que engloba os bancos e financeiras, lidera a participação no total de dívidas em atraso das empresas em todas as regiões pesquisadas, ou seja, para quem as empresas e pessoas estão devendo. Em todas as quatro regiões analisadas, o setor concentra mais da metade do total de dívidas em atraso. O segundo maior credor em todas as regiões é o setor de Comércio.

Considerando o total de dívidas em atraso pendentes das empresas, o destaque também fica no Nordeste: um aumento de 16,58% na comparação entre agosto de 2016 e o mesmo mês do ano anterior. Na região Norte, o crescimento do número de dívidas de pessoas jurídicas também foi alto, de 13,68% e, com variação menor, aparecem o Centro-Oeste (11,51%) e o Sul (10,74%). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde Pública
Corumbá segue com ação intensificada no combate à dengue
Organização
Ladário define diretrizes para o Carnaval 2025
2º lugar
Projeto para brigada ambiental no Pantanal fica de fora das Emendas Participativas
Educação
MEC divulga resultado do Fies 2025 nesta terça; serão 112 mil vagas no ano
Fronteira
Reunião com feirantes bolivianos discute trabalho nas feiras livres de Corumbá
Economia
Receita com exportações de industrializados registrou em janeiro melhor resultado da série histórica
Prestação de Serviço
Serviço emergencial na rede de abastecimento deixa centro de Corumbá sem água
Saúde Pública
Atendimento aos ribeirinhos é aliado especial de pesquisa sobre mudanças climáticas na saúde
Benefício
Governo convoca todos os estudantes do cadastro de reserva do MS Supera
Segurança
Acusado de roubo é preso e motocicleta é recuperada em Corumbá

Mais Lidas

Ano Letivo 2025
Personagens da Patrulha Canina animam o volta às aulas na REME de Ladário
Zona Rural
Adolescente desaparecida há quase um mês é resgatada pela PM na Nhecolândia
Desorientada, vítima pediu ajuda em fazenda da região
Últimas 24h
Vítima de atropelamento com fratura exposta é destaque no plantão dos Bombeiros
Capital
Bioparque divulga horário especial de Carnaval; local contará com apresentações musicais